
A cantora, compositora e produtora neozelandesa Lorde está pronta para uma nova era e retorna com o single “What Was That”. Essa é sua primeira música inédita em quatro anos e marca o início da divulgação de seu quarto álbum de estúdio, que vem após Solar Power.
Produzida por Lorde em parceria com de Daniel Nigro (Olivia Rodrigo, Caroline Polachek) e Jim E-Stack (Bon Iver, Aminé), a faixa apresenta uma sonoridade sintetizada e pop que remete à estética do álbum Melodrama e soa como uma parceria de “Supercut”, ancorada em uma linha de baixo minimalista e sintetizadores que ondulam suavemente, crescendo gradualmente em intensidade até um clímax catártico que retrata o trauma de um relacionamento que durou anos (“desde os 17, eu te dei tudo / agora acordamos de um sonho”).
Na letra, a artista retrata a nostalgia e a dor de um amor passado, marcado por memórias intensas – como experiências com MDMA e momentos de paixão –, mas que agora se revela insuficiente, deixando um vazio e a difícil aceitação de que tudo acabou.
O videoclipe mostra Lorde cantando enquanto percorre diversos pontos de Nova Iorque, além de cenas do evento improvisado pelo Instagram – um dia antes do lançamento oficial da música – onde ela estreou a música ao vivo no Washington Square Park.
Lorde compôs “What Was That” em parceria com Jim-E Stack. Na instrumentação, Stack ficou responsável pela bateria, teclados, piano, sintetizadores e engenharia de som, enquanto Daniel Nigro tocou baixo, guitarra elétrica, piano e sintetizadores. A faixa ainda conta com a participação especial do guitarrista Andrew Aged, do projeto Inc. No World.