Oliva lança o encantador single de estreia “Renascença”

A cantautora catarinense Sara Oliveira, cujo nome artístico é Oliva, lança o single de estreia “Renascença”. A artista faz parte do projeto Ressoa que incentiva artistas da cena gaúcha.

Oliveira teve seu primeiro contato com a música aos 8 anos na igreja que frequentava. Aos 16, refletindo sobre seu espaço no mundo, distanciou-se do ambiente religioso e deu um passo em busca de sua identidade artística. Começou a pesquisar sobre processos criativos e a divulgar suas composições autorais em uma conta criada no SoundCloud que soma cerca de 40 mil reproduções.

Em 2019, descobriu iniciativas como o Projeto Concha e o Mulheres Amplificadas de Porto Alegre. No início de 2020, foi voluntária no Girls Rock Camp da capital gaúcha.

Agora Oliva avança em direção à profissionalização do que antes lhe servia apenas como uma forma de expressão. Após a experiência do Girls Rock Camp, ela deu início à graduação de Licenciatura em Música na Universidade do Estado do RS (UERGS) e, agora, estreia nas plataformas digitais o single “Renascença”.

A canção anuncia um projeto intitulado Cartografia que está em construção desde 2015. A música foi composta em um exercício de livre associação feito pela artista e serviu como expressão de sua necessidade de mudança. Ela diz ter utilizado um teclado, a voz e o celular para anotar e gravar algumas partes para não esquecer.

Prezando pela produção coletiva e pela conexão entre artistas sem deixar de lado a função política e o seu potencial de transformação através da música, a Oliva inspira-se em iniciativas como o trio Tuyo, Lorde e as bandas Baleia e The National.