#31. Austra
(Feel It Break)
Com seu synth pop gótico, a estreia desse trio canadense encontra força na voz sublime, versátil e dramática de Katie Stelmanis. Os elementos eletrônicos abrangentes e dançantes adicionados ao vocal operático de Stelmanis, resultam num pop noir com resquícios de Cocteau Twins (“Hate Crime”), Kate Bush (“The Choke”) e Karin Dreijer Andersson (“Darken Her Horse” / “The Future”).
Dica de download: “Lose It” ()
#32. Katy B
(On a Mission)
Dica de download: “Katy on a Mission” ()
#33. Ghostpoet
(Peanut Butter Blues & Melancholy Jam)
“A vida é muito curta para guardar rancores (…) a vida é muito longa para não fazer planos” são frases que o inglês – de origem nigeriana e dominicana – Obaro Ejimiwe (a.k.a. Ghostpoet) relata em tom biográfico no seu trabalho de estreia. Os excessos de bebida e crises existenciais (“Cash and Carry Me Home”) ganham força no seu hip hop experimental e eletrônico que remete um The Streets linear e melódico (“Survive It”) com momentos minimalistas de James Blake.
Dica de download: “Liiines” ()
#34. Atlas Sound
(Parallax)
Dica de download: “Terra Incognita” ()
#35. R.E.M.
(Collapse Into Now)
A turma de Michael Stipe despede-se do mundo da música em alto estilo com Collapse Into Now. Os titãs do rock diversificam sonoridades com as participações especiais de Patti Smith (“Blue”), Eddie Vedder (“It Happened Today”) e Peaches (na furiosa “Alligator Aviator Autopilot Antimatter”). O trabalho compila o que de melhor o trio produzido ao longo de 30 anos, como por exemplo “Überlin” que poderia facilmente ser encaixada no repertório de Out of Time (1991).
Dica de download: “Alligator Aviator Autopilot Antimatter” ()
#36. Wilco
(The Whole Love)
Dica de download: “Capitol City” ()
#37. The Joy Formidable
(The Big Roar)
As guitarras urgentes, os riffs sujos inspirados no grunge dos anos 90 e as melodias pop explosivas são acompanhadas com destreza pelo vocal doce / infantil de Ritzy Bryan. Até nas composições mais leves (“Whirring” e “I Don’t Want To See You Like This”), o trio encontra uma forma de desviar sua energia para a barulheira sem perder o equilíbrio.
#38. TV On The Radio
(Nine Types of Light)
Dica de download: “Caffeinated Consciousness” ()
#39. Zola Jesus
(Conatus)
Zola Jesus é um furacão de sonoridades sombrias (“Vessel”) e pulsantes (“Hikikomori”) no seu habitat gótico, eletro e industrial. Há uma dramaticidade sobrenatural em seu vocal, transformando suas composições em rituais de percussão marcante (“Shivers”), sintetizadores quase dançantes (“Seekir”) e discretos instrumentos de corda (“Avalanche”). Destaque para “Skin” conduzida ao piano pela própria artista.
Dica de download: “Avalanche” ()
#40. Battles
(Gloss Drop)