Após cinco anos do álbum Hymns e Kele Okereke investir na carreira solo (com os álbuns The Waves pt.1 e 2042), o Bloc Party anuncia o sexto disco de estúdio, Alpha Games, para o dia 29 de abril via Infectious / BMG. A notícia do registro, com produção de Nick Launay e Adam Greenspanm – duo conhecido por trabalhos com o IDLES, Arcade Fire e Yeah Yeah Yeahs -, chega com o single “Traps”.
Em um comunicado, Kele Okereke comenta sobre a canção:
“Desde o momento em que escrevemos “Traps”, sabíamos que era a primeira coisa que as pessoas ouviam desse álbum; tocando-a nas passagens de som em nossa última turnê antes de terminar e ouvindo como soava naquelas salas grandes e ao ar livre”.
A faixa é uma injeção de adrenalina para o Bloc Party voltar ao terreno do pós-punk que os consagrou nos inícios dos anos 00 com o álbum de estreia Silent Alarm. São guitarras barulhentas e esgatanhadas, baixos vertiginosos, percussão brutal e o vocal agudo de Kele Okereke que canta de forma sarcástica seu fascínio por alguém que diz parecer “um lanche” e “fofo como o Bambi”, mas que está a caminho de uma armadilha.
Capa e repertório de Alpha Games:
01. “Day Drinker”
02. “Traps”
03. “You Should Know the Truth”
04. “Callum Is a Snake”
05. “Rough Justice”
06. “The Girls Are Fighting”
07. “Of Things Yet to Comev
08. “Sex Magik”
09. “By Any Means Necessary”
10. “In Situ”
11. “If We Get Caught”
12. “The Peace Offering”