O Hercules & Love Affair anuncia o álbum In Amber, o primeiro registro em cinco anos do projeto de Andy Butler, para o dia 17 de junho via BMG. O trabalho marca o retorno de ANOHNI, com quem Butler lançou o hit “Blind” (2008) e agora escreve muito do álbum, além de colaborações especiais de Budgie (do Siouxsie and the Banshees, The Creatures), a cantora islandesa Elin Ey e o multi-instrumentista Reinhard Vanbergen Artist.
“Na dance music, o foco tende a ser mais celebração, alegria, desejo, desgosto. Mas raiva? Contemplação existencial? Nem tanto… certas emoções pareciam estar fora dos limites. De certa forma, ‘In Amber’ é um disco que eu não sabia que tinha em mim. Como um artista que sempre colocou minha experiência pessoal vivida em meu trabalho, para não mencionar o caos de viver esses últimos tempos, eu não poderia em sã consciência fazer algo confortável. Eu precisava expressar meu desconforto. Fazer um techno dos anos 90 ou um disco de house, ou uma estranha faixa de dança dos anos 80 não era nada que eu precisava fazer” disse Butler em um comunicado.
“Grace”, o primeiro single do registro com vocais de Elin Ey e que conta com ANOHNI nos créditos de composição e produção, é uma balada encantadora moldada em pianos delicados e ágeis, percussão com elementos de afrobeat, sintetizadores inquietos e sons de cordas magistrais que trazem uma atmosfera das criações do The xx e Woodkid.
O videoclipe, dirigido por Sam Ostyn, apresenta uma performance do Hercules & Love Affair em um estúdio e Michiko Lii revelando uma dança libertadora em cena.
Capa e repertório de In Amber:
01. “Grace”
02. “One”
03. “You’ve Won This War”
04. “Christian Prayers”
05. “Dissociation”
06. “Contempt for You”
07. “Gates of Separation”
08. “Killing His Family”
09. “Who Will Save Us?”
10. “The Eyes of the Father”
11. “Poisonous Storytelling”
12. “Repent”