A artista avant pop norueguesa Jenny Hval apresenta o single “Freedom”, o sucessor de “Year of Love”, para promover o álbum Classic Objects que chega às lojas no dia 11 de março via 4AD.
A faixa, coproduzida com Kyrre Laastad, é uma balada construída em sintetizadores sutis e cordas atraentes para Hval expressar o ato de liberdade ou a falta dela centrada em conceitos políticos. Em nota, a artista comenta:
“Não sei o que é liberdade. Essa música também não. As letras são bombásticas e bobas, como se fossem escritas por um gerador de canções folclóricas políticas. No entanto, a música era necessária no meu disco – eu precisava de algo curto e doce depois de uma série de reflexões longas e em camadas.
Imagino que seja cantado em um tribunal ou no parlamento quando o debate fica muito acalorado e todos precisam de uma pausa. Neste momento imaginado, todos estão cantando em uníssono.
Esta é a única maneira que posso descrever “Freedom” – como uma espécie de momento performativo que quebra a estrutura, linguagem e ambivalência do resto do disco. Por si só, parece estranhamente claro e puro. Eu realmente não posso defendê-lo. Ou talvez seja a mim mesmo que não posso defender. A música é necessária. Isso só me lembra o fato de que eu não sou”.