Depois de revelar as faixas “King” e “Heaven Is Here”, o Florence and the Machine confirma o quinto disco de estúdio, intitulado Dance Fever, para o dia 13 de maio via Universal Music.
Produzido por Jack Antonoff e Dave Bayley, do Glass Animals, o álbum foi gravado em grande parte em Londres durante a pandemia de COVID, enquanto Florence Welch antecipava o retorno de clubes, música ao vivo e dança em festivais. As sessões deveriam começar em Nova Iorque em março de 2020, antes que a crise global da saúde forçasse uma retirada para o Reino Unido.
Dance Fever traz de volta o lado mais “hinário” de Welch, contendo tons de “dance, folk, Iggy Pop dos anos 70, faixas folk com saudade da estrada à la Lucinda Williams ou Emmylou Harris e muito mais”. Liricamente, ela se inspirou nas heroínas trágicas da Irmandade Pré-Rafaelita, na ficção gótica de Carmen Maria Machado e Julia Armfield e em filmes de terror folclóricos como ‘O Homem de Palha’, ‘A Bruxa’ e ‘Midsommar’. Durante o período, Welch ficou fascinada pela coreomania, um fenômeno renascentista em que grupos de pessoas – às vezes milhares – dançavam loucamente até a exaustão, colapso e morte.
Para promover o disco, o grupo compartilha o terceiro single “My Love”, um número synthpop dançante e dramático orquestrado e de batidas marcantes para encaixar os vocais poderosos de Welch com versos como “então me diga onde colocar meu amor / eu espero o tempo para fazer o que ele faz? / eu não sei onde colocar meu amor”. A música vem acompanhada de um videoclipe (ou o terceiro capítulo de Dance Fever) inspirado em clássicos como ‘O Grande Gatsby’ e ‘A Bruxa’ dirigido por Autumn de Wilde e coreografado por Ryan Heffington.
Confira a capa oficial de Dance Fever: