Weltschmerzdigest lida com teorias da conspiração no single e videoclipe de “Flat Earth”

Weltschmerzdigest é um projeto de Pavel Doronin, produtor irlandês de origem russa que vem fazendo música eletrônica e indie pop sob vários pseudônimos desde 2005. Weltschmerzdigest é traduzido literalmente do alemão como “o resumo do cansaço do mundo” e explora o termo filosófico Weltschmerz, definido como “um estado de espírito de cansaço ou tristeza sobre a vida decorrente da aguda consciência do mal e do sofrimento”. A ideia do projeto musical é refletir esse conceito na música tocando temas como relatividade do tempo, ética das deepfakes, teorias da conspiração, cyberstalking, o papel da mídia na educação e mais.

A música “Flat Earth” oferece uma abordagem criativa para lidar com teorias da conspiração e ideias estranhas. Doronin comenta:

“Estranhas teorias da conspiração fazem parte do mundo moderno. Se tivermos que lidar com elas, vamos dar-lhes um toque inócuo. Então, se alguém pensa que a Terra é plana, tudo bem. É plana e tem uma forma de disco, e este disco está girando e tocando minha música”.

O vídeo estende sua mensagem sarcástica ao mostrar primeiro o planeta plano como impressões de mapas aéreos e depois evolui a ironia com figuras de origami feitas a partir dessas estampas. As figuras retratam os marcos da história da Terra de dinossauros a plataformas de petróleo. O vídeo também expande a letra da música sobre o forma redonda da Terra com uma representação visual.

“Para seguir o caminho absurdo inicial, comecei a trabalhar no vídeo com perguntas simples que desafiaram nossa compreensão fundamental das coisas, como a forma como vemos a Terra? E o que é planicidade? Podemos dobrar a Terra se ela for plana? E a Terra plana dobrar-nos?”, diz Whitehand, membro da comunidade criativa internacional 56 Stuff, que escreveu e dirigiu o vídeo.