O Interpol lança o sétimo disco de estúdio, The Other Side of Make-Believe, no dia 15 de julho via Matador. Depois de lançar “Toni”, o primeiro single de uma instalação de um filme de duas partes, a banda conclui a história com a faixa “Something Changed”.
Com um piano melancólico, percussão regrada, guitarras e sintetizadores tímidos, “Something Changed” revela um vislumbre do lado mais delicado e atmosférico da banda com o vocalista Paul Banks cantando versos como “eu esperei com vergonha / por isso / você está aí? / todos os dias eu vejo se o acaso estava chamando / você está aí?”.
O videoclipe, dirigido por Van Alpert, traz Banks como um policial perseguindo um jovem casal nu em fuga – talvez, uma metáfora para o Jardim do Éden em que o vocalista da banda é Deus.
Sobre o vídeo, Paul Banks conta:
“Em “Something Changed”, parte dois do nosso curta-metragem com Van Alpert, realidade e devaneio convergem e nossos dois personagens principais se encontram em uma espécie de estado de sonho – sendo perseguidos inexoravelmente por uma figura sinistra – interpretada por mim. As vidas dos três estão entrelaçadas em uma névoa de medo, retribuição, desejo e desafio. Quem receberá sua pena justa?”
O diretor complementa:
“Paul e eu gostamos da ideia de que “Something Changed” seria como um sonho. É como se nossos dois personagens principais acordassem do que aconteceu em “Toni” e suas vidas fossem irreparavelmente diferentes. Eles agora estão fugindo de alguma força obscura que é um pouco mais primitiva e invasora”.