Khruangbin e Vieux Farka Touré anunciam o álbum colaborativo ‘Ali’

O trio instrumental psicodélico Khruangbin e o guitarrista maliano Vieux Farka Touré anunciam o álbum colaborativo Ali, em homenagem ao falecido pai de Vieux, Ali Farka Touré (1939-2006).

Ali Farka Touré é conhecido como um dos guitarristas mais influentes e talentosos que a África já produziu. Seu legado e impacto são imensuráveis. O som de Ali fundiu os estilos musicais tradicionais malianos com elementos do blues, cantando nas línguas locais Songhay, Tamasheq, Fulfulde e Bambara. O resultado foi a criação de um novo gênero inovador, agora conhecido como desert blues, que lhe rendeu o apelido de ‘John Lee Hooker africano’.

Com lançamento previsto para o dia 23 de setembro via Dead Oceans, a música presta homenagem a Ali, recriando alguns de seus trabalhos mais ressonantes e experimentando sons diferentes, mantendo a integridade do material original. O resultado é uma ode a uma lenda, criando uma mistura revigorada de referências musicais da África Ocidental que a dupla espera alcançar novas gerações e públicos.

A primeira prévia do álbum, “Savanne” – um trabalho que mostra o contraste entre a contenção e o ornamento da guitarra – é uma justaposição de dub e desert blues do Mali que cunhou Vieux como “o Hendrix do Saara”. A faixa é um ponto de entrada notável para o álbum. O ritmo é relaxado e agradavelmente repetitivo, apenas alguns acordes tocados na guitarra, e o vocal rouco de Touré é controlado da mesma forma.

Capa e repertório de Ali:

01. “Savanne”
02. “Lobbo”
03. “Diarabi”
04. “Tongo Barra”
05. “Tamalla”
06. “Mahine Me”
07. “Ali Hala Abada”
08. “Alakarra”