O Noporn, projeto de poesia eletrônica para dançar de Liana Padilha e Lucas Freire, apresenta o single duplo “Nome Sujo + Estranha e Louca” e solta as faixas em primeira mão no TECO APPLE. As canções fazem parte do quarto álbum do duo, Contra Dança, o sucessor de Sim, que será apresentado para o público em setembro, seguido de turnê de lançamento pela Europa.
Em “Nome Sujo”, o Noporn traz a sensualidade e a provocação em batidas sedutoras, sintetizadores de tom cósmico e versos como “suja teu nome, tua casa, teu corpo / foge, enquanto é tempo / enquanto é tempo / coisas acontecem o tempo todo / um coração perdido, bate louco”. Sobre a música, a dupla comenta:
“Diz respeito ao êxodo artístico de brasileiros em Portugal, fugindo da violência e ignorância que assola o Brasil e se voltando ao país colonizador, agora quase como um novo colonizador. Esse novo colonizador vem com seu borogodó, seus sons e suas cores; mesmo que nesse translado tenha que sujar seu nome. Vem da ideia que a vida que temos é essa e é agora, não precisamos de âncoras em lugares que se tornaram absurdos, com seus governos nefastos”.
O lado romântico e eufórico da dupla aparece em “Estranha e Louca” ao retratar uma mulher livre, nua e solta.
“A música é sobre uma mulher livre, que ainda sonha e acredita no amor. Uma mulher que habita dentro de outras mulheres que são livres, loucas e românticas (…) mulheres que dançam nuas na chuva, pelas ruas do mundo. E que são as mesmas que sujam nomes e corpos, para viver intensamente essa liberdade”, revelam em comunicado.
A capa do single é assinada por profissionais de peso da moda brasileira como Gleeson Paulino na fotografia, Lucas Boccalão no styling e Luciano Schmitz na direção de arte.