Com o anúncio do fim das atividade do Chromatics ano passado, a vocalista Ruth Radelet apresenta o single “Stranger”, o sucessor de “Crimes”, e anuncia o EP de estreia solo The Other Side para o dia 07 de outubro via Like LTD / Gweilo. Em um comunicado sobre o projeto, a artista disse:
“‘The Other Side’ representa um lado da minha personalidade como artista que a maioria das pessoas não viu até agora. Também representa minha saída do outro lado de uma experiência traumática, reunindo o que pude ‘antes’ e descobrindo como existir ‘depois’.
A canção, produzida com Filip Nikolic do Poolside, é uma balada dream pop intimista de cordas magistrais, guitarra dedilhada e versos como “eu nunca poderia segurá-lo em minhas mãos / eu sei que sou um estranho em sua terra” na voz melancólica de Radelet. Sobre a música, ela conta:
“”Stranger” é sobre um tipo específico de solidão que só senti em Los Angeles. Embora a música seja muito sobre saudade, é mais sobre um lugar do que uma pessoa. A letra ‘eu nunca poderia te segurar em minhas mãos’ é sobre a sensação de estar sempre do lado de fora olhando para dentro, da cidade nunca abrindo totalmente suas portas para mim”.
A faixa vem com um videoclipe monocromático dirigido por James Manson e filmado por Freddie Whitman em Los Angeles.
Capa e repertório de The Other Side:
01. “Stranger”
02. “Sometimes”
03. “Crimes”
04. “Be Careful”
05. “Youth”