Yard Act lança o single “Petroleum” e videoclipe com a atriz Rose Matafeo

Yard Act / Phoebe Fox

O Yard Act lança seu segundo álbum de estúdio, intitulado Where’s My Utopia?, no dia 01 de março via Island. Escrito em momentos entre uma agitada agenda de turnês, o álbum foi produzido pela banda em colaboração com Remi Kabaka Jr. (do Gorillaz). O registro marca um avanço em direção a novos e expansivos horizontes sonoros divertidos, incorporando influências que vão desde Fela Kuti até Ennio Morricone, além do sucesso pop dos anos 2000 de Spiller, “Groovejet”.

Depois de lançar o single “Dream Job”, o grupo retorna com a inédita “Petroleum”. Trata-se de uma música dançante com uma linha de baixo funky e vocais sombrios, abordando uma luta interna entre o desejo de expressar emoções autênticas e a dificuldade de fazê-lo de maneira eficaz. Esses elementos contrastam com o arranjo minimalista da canção, evidenciado na frase: “meus ossos queimam / e o cérebro que os controla / sabe que a alma precisa de petróleo / é assim que as coisas acontecem”.

Em comunicado à imprensa, a banda conta que “Petroleum” foi escrita após um incidente durante a turnê:

“Eu perdi o controle com o público em Bognor Regis e disse a eles que estava entediado e que não queria estar lá. Eu e Ryan [Needham, baixista] tivemos uma briga depois, e Ryan corretamente me repreendeu pela maneira como agi. Isso me fez refletir sobre a ideia de que, agora que isso é um trabalho, quais são os requisitos para isso? As pessoas pensam que querem honestidade, mas não querem, querem que eu retrate a versão de honestidade que pagaram para ver e isso é parte da ilusão”, lembrou o vocalista James Smith.

O videoclipe dirigido por James Slater apresenta a banda junto com a comediante Rose Matafeo (de ‘Starstruck’).