A cantora, compositora, produtora e atriz norueguesa Kaya Wilkins (a.k.a. Okay Kaya) retorna com o single “The Groke”, a primeira novidade da artista desde o lançamento do álbum SAP. Escrito durante os meses de inverno (no hemisfério norte) no início de 2024, o single foi criado durante sessões realizadas em uma pequena ilha, com a temperatura em torno de -25 graus Celsius.
Combinado alt pop, disco groove e mitologia nórdica, “The Groke” – personagem fictício das histórias Moomin criadas por Tove Jansson – permite que Kaya discuta as paisagens em constante mudança de nossos ecossistemas, através de uma letra que apresenta uma figura enigmática chamada “ecologia sombria”, que traz destruição ou congelamento e é inevitável a cada inverno.
“Eu estava pensando em “The Groke” como uma história adequada das temporadas brutais dos países nórdicos e sobre como os climas ao redor do mundo estão ficando mais temperamentais. A frase final do refrão é emprestada de ‘Ecologia Obscura’, de Timothy Morton”, revela a artista.
No videoclipe, dirigido por Julia Patey, Kaya se encontra em meio a uma fantasia surreal.