Hayden Thorpe lança “He”, single inspirado na obra de Robert Macfarlane, do álbum ‘Ness’

Hayden Thorpe / Eeva Rinne

O cantor, compositor e produtor Hayden Thorpe (ex-Wild Beasts) revela o single “He”, sucessor de “They”, como parte da promoção do seu álbum solo Ness, com lançamento previsto para o dia 27 de setembro via Domino. Neste trabalho, o artista dá vida a canções inspiradas no livro ‘Ness’, de Robert Macfarlane, utilizando um processo de redação. Inspirado por Orford Ness, em Suffolk, um antigo local de testes nucleares e experimentos com armas químicas durante as guerras, Thorpe cria uma ode a este lugar de paradoxo, mistério e constante evolução, agora sob os cuidados do National Trust desde 1993.

“He” começa com uma leitura de Macfarlane e se destaca por sua orquestração ousada e coro de apoio, com os vocais de Hayden conduzindo a música. Thorpe expressa sua preferência por suaves floreios orquestrais em relação aos do rock, afirmando que sentiu como se estivesse duetando com o clarinete, que ele considera uma voz própria.

Sobre o single, o artista compartilha:

“Eu adorei a ousadia e a postura das falas de Rob no capítulo “He”, elas imediatamente me trouxeram à mente a atitude de uma faixa dos Rolling Stones. Tentei criar um tipo de música alegre, que deixasse tudo à vontade. É uma abordagem maximalista – quanto mais eu dava a ela, mais ambiciosa ela ficava. Em termos de produção, esse foi provavelmente o maior empreendimento. Você sabe que as coisas se tornaram amplas quando você está microfonando um sackbut (um trombone antigo do século XV) e um spinet (um pequeno cravo do século XVII). Foi muito divertido trabalhar com a seção de metais do Propellor e a gravação se tornou um curso intensivo de engenharia de estúdio. A potência e o drama das formas de onda orquestrais em contato com sons modernos são uma casa mal-assombrada para o ouvido”.

O videoclipe, dirigido por Sam Potter, explora a flora e fauna de Orford Ness, inspirado na história do local onde a fotografia de alta velocidade foi inventada para capturar o lançamento de mísseis.