Após 16 anos, a banda The Cure retorna com o single “Alone” e anuncia o álbum Songs Of A Lost World, sucessor de 4:13 Dream (2008), com lançamento previsto para 01 de novembro via Fiction/Capitol Records.
A canção, um épico de quase sete minutos com produção de Robert Smith e Paul Corkett (The Heavy, Placebo), começa com uma introdução instrumental prolongada de tom fúnebre, com teclados suaves, sintetizadores atmosféricos, percussão minimalista e guitarras características da banda, antes dos vocais dramáticos de Smith darem início a uma reflexão profunda sobre a sensação de perda, retratando o fim de um ciclo.
Falando sobre “Alone”, faixa de abertura de Songs Of A Lost World, Robert Smith comenta:
“Assim que gravamos, soube que aquela era a música de abertura e senti o álbum inteiro entrar em foco. Eu vinha lutando para encontrar a frase de abertura certa para a música de abertura certa há algum tempo, trabalhando com a simples ideia de ‘estar sozinho’, sempre com a sensação incômoda de que eu já sabia qual deveria ser a frase de abertura… Assim que terminamos de gravar, lembrei-me do poema ‘Dregs’, do poeta inglês Ernest Dowson (1867-1900)… e foi nesse momento que eu soube que a música – e o álbum – eram reais”.
Capa de Songs Of A Lost World: