Beirut, projeto liderado pelo cantor e compositor Zach Condon, revela a faixa “Caspian Tiger”, a primeira novidade desde o lançamento do álbum Hadsel. A música foi originalmente escrita para os artistas de circo suecos do Kompani Giraff.
Condon inicialmente ficou indeciso sobre escrever uma música para o circo. Ele conta:
“Quando me abordaram pela primeira vez para escrever uma trilha sonora para um circo, uma certa quantidade de trauma da era “Elephant Gun” veio à tona. Fui rotulado por anos como um circo infantil caprichoso, cheio de imagens em tons de sépia e talvez domadores de leões com bigodes de guidão. Não poderia estar mais longe de como eu imaginava a música que estava fazendo. Eu vinha evitando o assunto silenciosamente por anos. Irônico então, que eu achei o projeto do Kompani Giraff tão atraente, e escrever algo para acrobatas executarem tão agradável. “Caspian Tiger” foi uma das primeiras músicas que escrevi para o novo álbum, com imagens em mente dos pobres animais enjaulados ou lutando em coliseus romanos. Eles foram tirados das estepes asiáticas ao redor do Mar Cáspio e de tão longe a leste quanto Tashkent, uma área pela qual sou fascinado há anos. A influência sonora veio em grande parte da música de coral pela qual eu estava obcecado na época”.
“Caspian Tiger” mantém a identidade do Beirut, começando com um suave solo de piano antes de ser acompanhada por uma harpa sutil e instrumentos de metal, além do vocal emotivo e sereno de Condon. Os versos evocam um conflito entre a dor e o desejo de conforto, trazendo uma reflexão permeada pela dualidade entre a vida e a morte.
O videoclipe que acompanha a faixa é dirigido por Jan Pivoňka.