O músico de vanguarda, multi-instrumentista e compositor francês Yann Tiersen anuncia o álbum Rathlin From A Distance | The Liquid Hour, uma exploração em duas partes sobre o indivíduo e a sociedade, com lançamento previsto para o dia 04 de abril pela Mute. O álbum é dividido em duas partes distintas, mas conectadas: Rathlin From A Distance, com oito faixas de piano instrumental introspectivo, e The Liquid Hour, que apresenta uma mistura expansiva de música eletrônica e ritmos psicodélicos.
Rathlin from a Distance, inspirado na ilha Rathlin, na Irlanda do Norte, apresenta oito peças instrumentais de piano, cada uma nomeada a partir de locais visitados pelo músico durante sua turnê de vela em 2023. Do farol de Fastnet no Atlântico às Ilhas Faroé, Shetland e as águas tranquilas do Canal Caledoniano na Escócia, as faixas refletem uma jornada de autodescoberta. O piano de Tiersen cria uma atmosfera hipnótica, marcando níveis mais profundos de consciência a cada parada, evocando espaço, introspecção e contemplação silenciosa.
Enquanto Rathlin from a Distance é meditativo, The Liquid Hour é uma declaração musical ousada e urgente. Esta parte do álbum se inicia com uma faixa épica, refletindo o desejo de Tiersen por mudanças sociais e políticas. Inspirado por suas experiências no mar, Tiersen criou esta obra após contemplar as luzes de Belfast, sozinho ao leme de seu veleiro, durante uma noite tranquila, após quase dois meses de navegação. Esse momento de serenidade gerou reflexões profundas sobre a história conturbada da cidade e suas conexões com lutas políticas mais amplas. The Liquid Hour combina música ambiente atmosférica, grooves hipnóticos e instrumentação eletrônica marcante, com os vocais assombrosos de Émilie Quinquis, acrescentando uma poderosa dimensão à mensagem do álbum.
Junto com o anúncio do álbum, Tiersen lança duas faixas – uma de cada parte do álbum – e um videoclipe para “Ninnog at Sea”, dirigido por Murat Gokmen.