TOP 50 de discos de 2008 – # 31-40

#31. Hercules and Love Affair
(Hercules and Love Affair)

Um DJ e produtor (Andy Butler), um vocalista impecável (Antony Hegarty), uma designer de jóias (Kim Ann) e uma cantora de soul (Nomi) é a formação do Hercules and Love Affair. Com seu som calcado na disco music e funk dos anos 70 (“Athene”), dance dos anos 80 (“You Belong”) e elementos do groove (“Hercules Theme”), essa combinação eclética encontra homogeneidade nas mãos de Butler.

Dica de download: “Iris”

#32. Jenny Lewis
(Acid Tongue)

Dica de download: “Bad Man´s World”

#33. Marnie Stern
(This Is It and I Am It and You Are …)

A menina impaciente, de rosto angelical e vocal nervoso, transforma este trabalho num ambiente poluído por riffs furiosos em melodias que extraem uma porcentagem mínima da música pop. Com sua agilidade sonora, é impossível manter o espírito roqueiro inerte e não ser cativado pelo confronto musical da bonitinha.

Dica de download: “Transformer” (MP3)

#34. Nine Inch Nails
(The Slip)

Dica de download: “Discipline”

#35. Camille
(Music Hole)

A francesa Camille tem uma capacidade única: brincar livremente e criar esquisitices com a voz. Seu vocal funciona muito bem como percussão e não se limita a imitar bichinhos de estimação – como acontece na insana “Cats and Dogs” – ou superar os agudos de Mariah Carey – como revela em “Money Note”.

Dica de download: “Money Note”

#36. The Kills
(Midnight Boom)

Dica de download: “Cheap and Cheerful” (vídeo)

#37. Beck
(Modern Guilt)

Dos últimos trabalhos de Beck, Modern Guilt é o mais acessível. A produção de Danger Mouse extrai um pop vintage (“Gamma Ray”) dos discos do Beach Boys, deixando que o artista mantenha o foco em suas composições e não exclusivamente nos artifícios sonoros. Destaque para a faixa que fecha o álbum, a pessoal “Volcano”, e o recado “I’m tired of people who only want to be pleased but I still want to please you”.

Dica de download: “Youthless”

#38. The Teenagers
(Reality Check)

Dica de download: “Feeling Better” (vídeo)

#39. Sia
(Some People Have Real Problems)

Confesso que prefiro a cantora Sia emprestando sua voz ao grupo britânico Zero 7. No entanto, o pop jazz melancólico de Some People Have Real Problems alcança uma maturidade ausente em seu trabalho anterior, marcado pelo hit “Breathe Me” (vídeo), revelando-a como uma das grandes promessas da música pop alternativa.

Dica de download: “Academia”

#40. Kaiser Chiefs
(Off with Their Heads)

Dica de download: “Like It Too Much”