Baco Exu do Blues e Childish Gambino dividem prêmio Grand Prix em Cannes

O rapper baiano Baco Exu do Blues e o norte-americano Childish Gambino dividiram o prêmio na categoria Entertainment for Music (entretenimento para música), no festival Cannes Lions, com seus respectivos vídeos “BLUESMAN” e “This Is America”.

Com suas críticas ao racismo, os trabalhos desbancaram candidatos como “Apeshit” do The Carters (Beyonce e Jay-Z) e “Oh Baby” do LCD Soundsystem com os premiados atores Sissy Spacek e David Strathairn.

“BLUESMAN” é produzido em uma parceria entre a plataforma de música do festival Coala, Coala.lab, a AKQA e a produtora Stink. Nada mais justo para um disco que tem em seu repertório uma música intitulada “Me desculpa Jay-Z”.

“Nós escolhemos “BLUESMAN” como o Grand Prix do ano porque é brilhante, é um trabalho de arte e é feito com classe. O curta-metragem reverte a simbologia da dominação branca para combater o racismo institucionalizado” disse a presidente do júri da premiação, Paulette Long.

“This Is America é uma parceria de Gambino com Hiro Murai (seu colaborador na série ‘Atlanta’). Com humor, sátira e polêmica, o músico critica a condição do negro na socidade e cultura americana através de inúmeras referências em cena que revelam uma obra a ser descoberta a cada reprodução.