Review: Cão Sem Dono

Cão Sem Dono, o novo filme de Beto Brant e co-dirigido com Renato Ciasca, tem sua estréia em Porto Alegre neste final de semana. O longa-metragem rodado na capital gaúcha é uma parceria entre as produtoras Clube do Silêncio (RS) e Drama Filmes (SP).

Adaptação do livro Até o Dia em que o Cão Morreu, de Daniel Galera, o projeto apresenta um conturbado relacionamento amoroso entre dois jovens. Ciro (Júlio Andrade) é um recém-formado em literatura e está crise existencial. Relaciona-se basicamente com o porteiro de seu prédio, os pais e um cachorro de rua. Sua vida transforma-se quando conhece Marcela (Tainá Müller), uma ambiciosa modelo em início de carreira. A relação entre os personagens torna-se intensa, até ele se ver obrigado a interagir com o mundo exterior por um incidente na vida da garota.

Grande atrativo do projeto é a naturalidade de seus atores – como por exemplo, as cenas na residência dos amigos do casal. Não existe exagero em tornar o filme “sulista” com sotaques carregados, já que o elenco e a equipe técnica são todos gaúchos. Ao mesmo tempo, Beto Brant garante sensibilidade na direção de seus personagens complexos.

Um dos momentos referência é a canção tradicional norte-americana “Moonshiner”. Em conversa, após a exibição do longa, a atriz Tainá Müller revela que na época dos ensaios brincava no violão e cantava a música (por ser grande fã da cantora Cat Power que já interpretou a composição em seu álbum Moon Pix). A “performance” chamou a atenção do diretor Beto Brant que a permitiu cantar a faixa no projeto – o trecho pode ser conferido no trailer.


Trailer de Cão Sem Dono

Cão Sem Dono foi eleito o melhor filme no último Festival de Recife. A produção venceu pela escolha do júri oficial e também pela crítica, além de render o prêmio de melhor atriz à Tainá Múller.

O filme entra em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro, dia 15 de junho.

Cão Sem Dono (Brasil, 2007)
Direção: Beto Brant
Com: Júlio Andrade, Tainá Müller, Roberto Oliveira, Marcos E. Contreras. 82 min.