Review: Ratatouille

Ratatouille

A receita da nova animação da Pixar, Ratatouille, está no humor sofisticado da produção. Na história temos Remy, um pequeno rato francês, que é diferente dos demais. Seu paladar apurado, faz ele ser seletivo quando o assunto é comida: ao invés de comer coisas do lixo, prefere saborear alimentos frescos e misturá-los a outros ingredientes.

Quando seu talento é percebido, tem o (monótono) cargo de averiguar se os alimentos recolhidos pela sua comunidade estão envenenados. Inspirado por um famoso chef de cozinha, ele acredita que “qualquer um pode cozinhar” e ser um grande cozinheiro. Mas, sendo um bichinho considerado nojento entre os humanos, suas chances são menores e seu sonho mais distante.

O diretor Brad Bird (ganhador do Oscar por Os Incríveis) não tem apenas uma boa trama e um roteiro esperto nas mãos, mas um visual praticamente real. Os personagens (animais e humanos) carregam um ar de desenho clássico, nos ambientes e na cidade de Paris, causando uma sensação acolhedora em seu espectador.

Ratatouille

As piadas são generosas com todos os seus personagens. Seja o ratinho tratando o seu aliado como uma marionete na cozinha ou quando um dos supostos “vilões” – o crítico de restaurantes Anton Ego (voz de Peter O´Toole) – tem um dos melhores momentos ao provar um prato especial. Isso, sem nunca esquecer a principal mensagem do longa e qualquer clássico Disney: nada é impossível, qualquer um pode sonhar (e não apenas cozinhar).

A crítica especializada já fala em Oscar para a animação na próxima edição do prêmio. Se a Dreamworks apostar em Shrek Terceiro, as chances do Ogro ferver na panela são bem grandes.

Assista a uma prévia de nove minutos de Ratatouille e depois vá ao cinema se deliciar.

Dica: Chegue ao cinema no horário. Antes do filme iniciar está sendo exibido o curta Quase Abduzido (Lifted) – sobre um alienígena que está em fase de “auto escola” para abduzir humanos enquanto dormem. Mais uma prova de que a Pixar tem o dom em suas animações.

Ratatouille (EUA, 2007)
Direção: Brad Bird
Vozes de: Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Peter O’Toole, Janeane Garofalo. 110 min.