Review: V V Brown – ‘Samson & Delilah’

V V Brown - Samson & DelilahApós desentendimentos com a sua gravadora, a inglesa Vanessa Brown (a.k.a. V V Brown) lança o seu segundo álbum de estúdio, Samson & Delilah, de forma independente pelo seu selo YOY Records e moldado pelo produtor Dave Okumu (responsável pelo aclamado Devotion de Jessie Ware).

Diante das mudanças, a artista aparece repaginada musicalmente neste trabalho e distancia-se de forma abrupta do pop retro que a revelou através de singles como “Crying Blood” e “Shark in the Water” do registro Travelling Like the Light (2009) e até mesmo da faixa “Children” do (engavetado) Lollipops & Politics a pedidos da cantora e que seria como um sucessor ideal e sem inovações aos moldes da estreia.

O trabalho abre com “Substitute For Love” e os vocais de Brown explorando o universo das óperas para cantar um amor sem reciprocidade (“give me your love, give me your heart … I’ll be your heroine put me inside your veins and let me in”) acompanhada de uma sonoridade sombria e cinematográfica que traça o rumo que o registro seguirá.

A versatilidade de Samson & Delilah logo aparece em composições como “Nothing Really Matters”, que soa como um lado b do Eurythmics acompanhado da eletrônica soturna de Kavinski, e “I Can Give You More” que vai ao encontro do universo eletro gótico do Crystal Castles por corredores de um clube sombrio.

V V Brown

O single “The Apple”, um eletro soul a la Grace Jones sofisticado e de aura obscura com suas referências bíblicas, e o peso melódico na percussão de “Samson”, junto aos sintetizadores de sensações estroboscópicas para revelar a história de traição entre Sansão e Dalila, exploram terrenos populares sem perder a inovação do trabalho. Assim como a sujeira dubstep e dramática de “Igneous” (que flerta com o rap), o minimalismo experimental e eletrônico espacial em busca do amor em “Looking For Love”, a balada Faith e a viagem synth oitentista fantástica de “Ghost”.


Clipe de “The Apple”

V V Brown garante o seu status como uma artista versátil no cenário, sem moldar-se aos padrões mais apropriados e fáceis no mundo pop, e Samson & Delilah é seu manifesto.

Dicas de download: “I Can Give You More”, “The Apple” e “Substitute For Love”