TOP 50 de discos de 2013 – # 41-50

#41. iamamiwhoami
(bounty)

O segundo álbum da figura enigmática iamamiwhoami, projeto multimídia da sueca Jonna Lee, revela-se uma força da natureza em seu synthpop onírico (“y”) com traços da eletrônica industrial (“o” e “;john”) e do trip hop (“clump”). As canções, extraídas das primeiras aparições da misteriosa Lee em vídeo, são peças fantasiosas (“u-1”) e místicas (“t”) perfeitas para um ritual de proporções épicas numa pista de dança.

Dica de download: “;john” ()

#42. Toro Y Moi
(Anything In Return)

Chaz Bundick (a.k.a. Toro Y Moi) carrega o peso do gênero chillwave em seu currículo e quando seu nome entra em cena. Com Anything In Return, o músico/produtor propõe-se a explorar seus limites num trabalho direcionado ao pop, construindo sintetizadores (“Say That”) com sabor de R&B dos clubes dos anos 90 (“Harm in Change”) com um impulso dream pop extasiante (“Touch”) em amargas baladas de amor (“Cake”).

Dica de download: “Harm in Change” ()

#43. Eleanor Friedberger
(Personal Record)

Eleanor Friedberger – a cara metade do The Fiery Furnaces – lança o seu segundo disco solo e em questão de um ano de Last Summer, reinventa-se. Com influência rock pop dos anos 60/70 para guiar histórias melancólicas e de amor, a artista revela força em seu talento como compositora (em frases como “I’m the ghost of ex-girlfriends” em “I Am the Past”) para aguçar sua complexidade emocional na companhia de melodias nostálgicas de altos e baixos.

Dica de download: “Stare at the Sun” ()

#44. The Weeknd
(Kiss Land)

O R&B sombrio e erótico de Abel Tsefaye (a.k.a. The Weeknd), popularizado por uma série de mixtapes, perde o controle numa tempesta de emoções em Kiss Land. Suas desilusões amorosas (“Live For” com Drake e “Pretty”), problemas com drogas (“Love in the Sky”) e críticas sociais transformam-se em pequenos contos que soam como uma trilha sonora perturbadora de um filme de John Carpenter.

Dica de download: “Belong to the World” ()

#45. V V Brown
(Samson & Delilah)

V V Brown reinventa-se no álbum Samson & Delilah ao se desligar do estilo pop retrô que a lançou em Travelling Like the Light (2009). Explorando sonoridades eletrônicas soturnas oitentistas (“Nothing Really Matters”), a sujeira dubstep (“Igneous”) ou o eletro gótico com influência de Crystal Castles (“I Can Give You More”), a artista retoma sua carreira de forma versátil sem moldar-se aos padrões mais apropriados e fáceis do cenário pop.

Dica de download: “The Apple” ()

#46. Quadron
(Avalanche)

Os dinamarqueses do Quadron, formado pela cantora Coco Maja Hastrup Karshøj e o produtor Robin Hannibal, exploram os territórios do pop envolvidos de romance, groove envolvente e R&B dinâmico em Avalanche. O material mantém-se elegante e charmoso do início ao fim, seja numa homenagem a Michael Jackson (“Neverland”) ou na participação inesperada do rapper ‘boca suja’ Kendrick Lamar revelando uma faceta romântica (“Better Off”).

Dica de download: “Hey Love” ()

#47. Cayucas
(Bigfoot)

O indie pop rock ensolarado do Cayucas, projeto de Zach Yudin, soa como um encontro entre Beach Boys, The Drums e Vampire Weekend num final de tarde de domingo. Bigfoot, com suas letras e melodias praianas (“Cayucos” e “A Summer Thing”) inspiradas pela surf music dos anos 60 e percussões que viajam pelo mundo (“Ayawa ‘kya”), é uma estreia agradável para relembrar verões passados.

Dica de download: “East Coast Girl” ()

#48. Cold War Kids
(Dear Miss Lonelyhearts)

Em Dear Miss Lonelyhearts, o Cold War Kids exala uma sensibilidade pop apagada em seus trabalhos anteriores. Da inspiradora e grandiosa “Miracle Mine”, com seu piano saltitante que guia a faixa por completo, ao blues de “Tuxedos”, há uma consciência de renovação e euforia (“Lost That Easy”) da trupe de Nathan Willett, sem perder a identidade da aclamada estreia Robbers & Cowards de 2006 (“Jailbirds”).

Dica de download: “Lost That Easy” ()

#49. The Neighbourhood
(I Love You)

Com melodias lúgubres e cinematográficas que vagam pelo indie pop, rock e hip hop, o quinteto do The Neighbourhood desenha histórias de suspense no melhor estilo Hitchcock para cada uma das composições ecoantes de I Love You. Com sua natureza pessimista e pop noir, popularizada pela figura de Lana Del Rey, o grupo apresenta contos de amor e rebelião carregados de sensualidade, angústia e preparados para desconstruir o american way of life.

Dica de download: “Female Robbery” ()

#50. Capital Cities
(In A Tidal Wave Of Mystery )

A estreia do duo eletropop Capital Cities tem como objetivo acondicionar e ganhar as rádios com sua sonoridade extremamente espontânea. Com o hit preparado “Safe and Sound”, a eletrônica dançante de “Patience Takes Us Nowhere Fast”, a atmosfera oitentista nos sintetizadores pulsantes de “Kangaroo Court” e a essência disco moderna de “Origami”, estão prontos para conquistar diversos públicos. Do alternativo ao mainstream.

Dica de download: “Farrah Fawcett Hair” ()