JAY-Z lança ‘4:44’ e traz Frank Ocean, Beyoncé, Damian Marley e mais convidados no álbum

O poderoso JAY-Z disponibiliza o álbum 4:44, o seu 13° trabalho da carreira e sucessor de Magna Carta Holy Grail, na íntegra para os assinantes da plataforma TIDAL após soltar uma série de teasers promocionais.

O disco, com dez faixas no repertório, traz participações especiais de Frank Ocean (em “Caught Their Eyes”), Damian Marley (em “Bam”) e a mãe do rapper, Gloria Carter (em “Smile”). Beyoncé empresta os vocais em “Family Feud” e a filha do casal, Blue Ivy, aparece em “Legacy”.”

O trabalho é calcado em uma série de críticas sociais e soa como uma resposta ao Lemonade para Jay refletir fama, matrimônio e experiências como um homem negro bem sucedido na América. Em “Kill Jay Z” relembra a briga com Solange num elevador e tretas com Kanye West, em “4:44” sugere uma série traições durante o casamento e comenta sobre a “Becky with the good hair” (de “Sorry” de Bey) – mas assim como em “All Night” do Lemonade, tudo é “resolvido” na faixa “Family Feud” – e em “Moonlight” critica a indústria do entretenimento em versos como “nós estão presos em ‘La La Land’, até quando nós ganhamos, nós iremos perder” fazendo referência à confusão durante à entrega do Oscar de Melhor Filme deste ano e a direção que a cultura toma.

O disco é todo produzido por Ernest Dion Wilson (a.k.a. No I.D.).

“The Story of O.J.”, faixa com sample de Nina Simone, ganha um videoclipe animado com desenhos antigos e de caráter racista dirigido por Mark Romanek e JAY-Z.