Nick Cave & The Bad Seeds reflete perdas e tristezas no álbum “Ghosteen”

Ghosteen, o décimo sétimo álbum do cantor e compositor australiano Nick Cave & The Bad Seeds e a primeira parte de um lançamento duplo, foi liberado mundialmente em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira, 4 de outubro, enquanto que os formatos vinil e CD serão publicados em 8 de novembro.

A capa do álbum mostra um bucólico cenário fantasioso em que um unicórnio, flamingos e outros animais aparecem num fundo verdejante, iluminados por luz beatífica. Gravado com a banda Bad Seeds, o registro duplo agrupa oito canções no primeiro disco e dois temas longos, unidos por uma peça falada (“Fireflies”), no segundo.

“As canções no primeiro disco são as “crianças”. As canções no segundo disco são os “seus pais”. ‘Ghosteen’ é um espírito migratório”, explica Cave.

O álbum, uma mediação poética sobre perda e tristeza, é o seu primeiro lançamento após a perda do filho Arthur, de 15 anos, em 2015.

Foi gravado em 2018 e início de 2019 no Woodshed em Malibu, Nightbird em Los Angeles, Retreat em Brighton e Candybomber em Berlim. Foi mixado por Nick Cave, Warren Ellis, Lance Powell e Andrew Dominik em Conway, em Los Angeles.