7 discos para ouvir hoje: Smerz, Julien Baker, Nick Cave & Warren Ellis, Metò, PJ Harvey e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Smerz, Julien Baker, Maxïmo Park, Danny L Harle, Nick Cave & Warren Ellis, Metò e PJ Harvey.

SmerzBeliever
(XL Recordings)

O duo norueguês synthpop experimental Smerz, de Catharina Stoltenberg e Henriette Motzfeldt, combina a mistura sonora de sua juventude com temas sinistros e música clássica. São linhas de sintetizadores cavernosos e intrincadas com trance (“I don’t talk about that much”), hip hop e harmonias vocais R&B distintas ambientadas num universo bucólico surrealista. Believer aplica a amizade da dupla para explorar o contraste entre a autoimagem e a percepção externa, a dúvida sobre si mesmo e a comunicação com os outros quando a intimidade desaparece (“Flashing”).

Julien BakerLittle Oblivions
(Matador)

Little Oblivions, o sucessor de Turn Out the Lights, é o terceiro álbum de estúdio de Julien Baker. Nele, a artista tece autobiografia inflexível com experiências assimiladas (“Heatwave”) e observações angustiantes, elevando a capacidade para contar histórias a novos patamares (“Faith Healer”) em letras saturadas de impacto emocional (“Favor”) e brutalmente sinceras. A inclusão de uma banda completa no disco é uma cartada primorosa que permite a Baker adicionar uma nova camada ao trabalho e realçar suas composições de maneira fascinante (“Hardline”).

Maxïmo ParkNature Always Wins
(PIAS)

O Maxïmo Park não tem mais o entusiasmo juvenil e o espírito de nostalgia que o catapultou no início dos anos 2000. A maturidade chega de forma natural e completa à banda com Nature Always Wins. Com produção de Ben Allen (Animal Collective, Deerhunter), o disco examina a identidade da turma de Paul Smith (“Child Of The Flatlands”) e a humanidade como um todo (“I Don’t Know What I’m Doing”) em canções pop rock animadas e hinos introspectivos (“All Of Me” que caberia tranquilamente num projeto do The Killers) com um espírito de renovação.

• Danny L HarleHARLECORE
(Mad Decent)

Danny L Harle, integrante do PC Music e colaborador de nomes como Charli XCX e Caroline Polachek, lança o disco de estreia HARLECORE pelo selo de Diplo e que funciona como uma “experiência de clube virtual interativo” onde a festa nunca termina. São produções extremamente cativantes que manifestam a mente caleidoscópica do artista – cujas personas variando do etéreo DJ Ocean ao ofegante MC Boing – por terrenos das raves dos anos 90 (“On A Mountain”), sua fixação pelo hyperpop (“All Night”) e experimentalismo celestiais (“Ocean’s Theme” com os vocais de Polachek).

Nick Cave & Warren EllisCarnage
(AWAL Recordings)

Carnage é o novo álbum de Nick Cave e Warren Ellis, gravado durante um período de semanas durante o isolamento social. Embora a dupla tenha composto e gravado muitas músicas juntos para trilhas sonoras, e Ellis seja um membro de longa data do The Bad Seeds, essa é a primeira vez que eles lançam um álbum inteiro como dupla. A ousadia sonora e lírica de Cave e Ellis continuam potentes em Carnage, um álbum que emergiu quase por acidente, da inatividade criada pela longa e ansiosa emergência que nos atingiu. É um disco para esses tempos incertos – um disco de momentos de beleza e que ressoa com um senso de esperança quase desafiador.

MetòAlstroemeria
(Metò)

O cantor, compositor e multi-instrumentista canadense Olivier Côté-Méthot (a.k.a. Metò) apresenta no primeiro EP uma coleção de melodias folk melancólicas e épicas (“Arvida”) com um semblante dos primeiros materiais de Bon Iver e Sufjan Stevens. São canções minimalistas que se misturam a produções ricas em texturas orgânicas. Números pessoais sobre ser assombrado por fantasmas do passado e luto (“Breathe for My Peace”), mas também contempladas de esperança (“I Don’t Know”) e amizade.

PJ HarveyStories from the City, Stories from the Sea – Demos
(Universal Music)

PJ Harvey compartilha uma coleção de demos não lançadas de todas as faixas escritas para o quinto álbum de estúdio, Stories From The City, Stories From The Sea, incluindo singles como “Good Fortune”, “A Place Called Home” e “This Is Love”.