Fiona Apple narra animação sobre abusos do Departamento de Imigração e Alfândega

Fiona Apple narra um curta-metragem animado sobre como documentar e registrar com segurança as prisões do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE). O trabalho é realizado em parceria com as organizações We Have Rights, Brooklyn Defender Services e WITNESS.

Em entrevista para a revista Vulture, a artista revela que o “vídeo é absolutamente essencial” e complementa:

“Quando eu estava lendo o roteiro, me senti muito sortuda por poder ler em voz alta e aprender. É uma informação tão valiosa. Todos podem ajudar”.

Apple adicionou:

“Acho que muitas pessoas querem ajudar e não sabem como. Elas sentem que não têm como ajudar. Mas se você tem olhos, ouvidos, um bloco de notas e um lápis, pode ajudar. Mas você precisa conhecer as regras para poder ajudar. Você pode estar tentando ajudar e filmar um imigrante ou um membro da família e acaba prejudicando-o. (…) Obter essa informação e aprendê-la, pelo menos para mim, me faz sentir preparada. Pelo menos me sinto como um nível básico de “OK, se algo acontecesse ao meu redor, eu poderia ser útil. Posso pegar meu telefone ou usar minha mente e escrever coisas. Eu posso pelo menos testemunhar”.

Quando questionada na mesma publicação se estava trabalhando em novas músicas, ela respondeu:

“Apenas por diversão. Estava trabalhando em algo, mas ainda não posso falar sobre isso. Mas estava tudo ajeitado de novo, então eu pensei, “Oh, isso é divertido”. Eu tenho meus pequenos tambores de mão. Gravar é muito bom para praticar. Não gosto de praticar, mas vou praticar se estiver gravando”.