Fiona Apple colabora com o trio de pop experimental Flesh Eater no single “komfortzone”

A cantora Fiona Apple faz uma participação especial em “komfortzone”, single do trio de pop experimental Flesh Eater e parte do primeiro álbum de estúdio a ser publicado pelo selo Banana Tapes.

O grupo baseado em Nashville, escolheu Fiona Apple como uma valiosa fonte de inspiração devido ao seu som que valoriza a originalidade tanto quanto a melodia. Normalmente, a artista não costuma colaborar com artistas fora do seu círculo habitual, mas graças à conexão mútua com a produtora de filmes Zelda Hallman, ela teve a oportunidade de ouvir uma versão inicial de “komfortzone” e decidiu entrar no estúdio para gravar suas contribuições: vocais de apoio, piano, vibrafone e cabasa.

“Após a conclusão da gravação, Zwil AR [vocalista e tecladista] enviou a música com entusiasmo para a notável produtora de filmes queer Zelda Hallman, que ouviu ao lado da lendária cantora e compositora Fiona Apple. Zelda rapidamente começou a organizar uma sessão na Stanley Recordings, onde John Would [colaborador de longa data de Fiona] e Zwil gravariam Fiona e o renomado multi-instrumentista Sebastian Steinburg mergulhando em sua magia com voz, piano, vibrafone, guitarra e percussão curiosa. (Os lamentos horríveis e sinceros de Fiona após a introdução não foram bem com seu cachorro Mercy, no entanto, que, depois que ela terminou, rapidamente correu e lambeu sua mão para se certificar de que ela estava bem)” revela o comunicado.

“komfortzone” se distancia do conforto, iniciando com uma cena um tanto perturbadora: “arrependimento instantâneo no parque de manhã”, canta Zwill. Eles exploram suas ansiedades em visões de campos de girassóis e viagens de trem, incorporando até mesmo algumas frases em alemão (“ir para fora sem nenhum plano / apenas com uma ilusão complicada”) para tornar a faixa ainda mais envolvente em uma grande jornada, indo da insegurança à confiança. A abordagem experimental e art pop da banda combina elementos de future garage, hyperdub e indietronica para construir um universo sonoro único, ainda assim sendo possível perceber a presença de Apple na estrutura irregular da música, na produção bem definida e na melodia complexa.

“Para mim, “komfortzone” representa enfrentar o medo. O medo de ser visto, de se mover em direção a compartilhar o que está dentro, encontrar isso onde está, vê-lo e dizer: ok, isso estará comigo indefinidamente; eu tenho que superá-lo. O medo é natural, até saudável às vezes, mas não sou eu. Ele se alimenta do que o faz crescer e, na minha experiência, muitas vezes tenho mais medo de fazer o que me ajudará a crescer. Alimentar esse medo, fazer o que me assusta, não é tão assustador assim” disse o vocalista/tecladista do Flesh Eater, Zwil AR, em um comunicado.