6 discos para ouvir hoje: Doves, Oscar Lang, The Flaming Lips, Everything Everything e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Doves, Everything Everything, Jeremy Gara, The Flaming Lips, Marilyn Manson e Oscar Lang.

DovesThe Universal Want
(Imperial Distribution)

O trio indie rock inglês Doves retoma as atividades com o quinto disco de estúdio, The Universal Want, após um hiato de onze anos. Em tese, segue o paradigma perfeito ao abordar melancolia com propriedade nas melodias fascinantes e acordes monstruosos potencializados no vocal expressivo de Jimi Goodwin. Temas como saúde mental (“Prisoners”), nostalgia (“Carousels”, com um sample da lenda afrobeat Tony Allen) e perdas (“Cathedrals of the Mind”, inspirada na morte de Bowie) são frutos de três décadas de experiências e sentimentos de uma banda fazendo música em seus próprios termos.

Everything EverythingRe-Animator
(AWAL Recordings)

Em Re-Animator, o quarteto Everything Everything visualiza um planeta à beira da destruição no seu art-pop paranoico com produção de John Congleton (St. Vincent) e traços da discografia do Alt-J e Radiohead (“Moonlight”). É um disco orientado para imprimir uma ideia de fim do mundo (“Violet Sun”) no vocal urgente de Jonathan Higgs, apropriado aos tempos caóticos e gananciosos (“Big Climb”) que vivemos, mas sem perder reconexão com a esperança (“In Birdsong”).

Marilyn MansonWe Are Chaos
(Loma Vista Recordings)

Diferente do título, We Are Chaos está longe de ser um álbum anárquico. Com produção de Shooter Jennings, nome conhecido no meio country e pelo ótimo By the Way, I Forgive You de Brandi Carlile, é um projeto introspectivo – com doses niveladas de rock industrial, goth e glam (“Half-Way One Step Forward”) – do anticristo superstar que já não assusta ao procurar uma relação com outras pessoas (“We Are Chaos”) em sua saga mundana.

Jeremy GaraPasserine Finale
(Invada Records)

O talentoso multi-instrumentista e baterista do Arcade Fire retorna com o segundo disco em carreira solo. Uma coleção de sons ambientes e experimentais sombrios, desorientados e angustiantes nos loops hipnóticos e sintetizadores amedrontadores (“L_06”). Longe da sonoridade radiofônica e vibrante da banda, Gara literalmente nos insere num filme horror sem a capacidade de encontrar um desfecho agradável.

The Flaming LipsAmerican Head
(Bella Union)

Os integrantes do Flaming Lips embarcam numa viagem de memórias de infância, juventude, família, drogas (“You n Me Sellin’ Weed”), morte, histórias surreais e tristeza em geral. São faixas cinematográficas com a conexão rock psicodélica e reflexiva própria do grupo que resgata a sonoridade sinfônica de discos como The Soft Bulletin e Yoshimi Battles the Pink Robots (“Flowers of Neptune 6”). O trabalho é coproduzido por Dave Fridmann e conta com a colaboração da estrela country Kacey Musgraves (“God and the Policemen”).

Oscar LangHand Over Your Head
(Dirty Hit)

O músico Oscar Lang, uma das grandes apostas do selo Dirty Hit para os próximos meses, transporta um espírito brit-pop divertido e psicodélico (“Apple Juice” com uma influência de Beck) nas suas composições espirituosas. São letras irônicas, riffs indie clássicos (“Get Out”), sintetizadores instáveis e músicas que revelam aspectos eufóricos da vida cotidiana de um jovem na casa dos 20 anos.