Dirty Projectors lança o EP e curta-metragem ‘Earth Crisis’

O Dirty Projectors compartilha Earth Crisis, a penúltima parcela no ciclo de cinco EPs que o grupo prepara para este ano.

A música de Earth Crisis tem uma história por trás. Em 2007, o Dirty Projectors lançou Rise Above, uma releitura do álbum Damaged (1981), do Black Flag. Posteriormente, Dave Longstreth continuou trabalhando no material, produzindo arranjos das canções para quinteto de sopros e quarteto de cordas. Em fevereiro de 2008, Chris Taylor (Grizzly Bear) gravou esses arranjos na igreja de Greenpoint, Brooklyn, onde criaram partes de Yellow House e Veckatimest. Pouco depois da sessão, o Dirty Projectors embarcou em uma turnê de três meses; quando eles começaram a respirar, Dave se distraiu escrevendo Bitte Orca e nunca terminou a orquestral Rise Above.

Quando Dave encontrou as gravações perdidas em um HD antigo no ano passado, começou a reformulá-las – com looping, pitch-shifting, desconstruindo – e recriando as colagens orquestrais resultantes com novas melodias vocais.

Essas colagens originam um terreno harmônico para a vocalista e tecladista do Dirty Projectors, Kristin Slipp, ocupar o centro do palco com seu forte soprano. A criação de Earth Crisis emergiu da metáfora do processo musical – reciclagem, reutilização de materiais – e seu título chegou acidentalmente, um aceno divertido para as lendas do hardcore e para o material de origem, Rise Above. A partir daqui, temas de colapso ambiental e eco distopia se apresentam organicamente nas letras que Slipp e Longstreth escreveram em colaboração.

O EP Earth Crisis chega com um curta-metragem de mesmo nome escrito e dirigido pelo amigo e colaborador Isaiah Saxon, do Encyclopedia Pictura (Björk, Grizzly Bear, Dirty Projectors, “Up In Hudson”). O filme apresenta uma mistura especial de faixas do compacta e revela a história comovente de uma mulher idosa sozinha no deserto ártico.

Com a música inspirada por J Dilla tanto quanto Igor Stravinsky, o modo de Earth Crisis é uma forma artística composta. Enquanto escreviam as letras, Kristin Slipp e Dave Longstreth consideraram uma reescrita do século XXI da sinfonia épica de Gustav Mahler, Das Lied von der Erde (“A Canção da Terra”).

Em 20 de novembro, a sequência diversa e dinâmica de EPs do Dirty Projectors lançada em 2020 culminará em uma antologia de vinte músicas intitulada 5EPs, lançada digitalmente e fisicamente via Domino. Com cada parte liderada pela voz de um membro diferente da banda, o trabalho marca o crescimento, a transição e o poder comunitário do grupo, que prevaleceu mesmo nos anos mais isolados. Até o momento, a guitarrista Maia Friedman comandava o folk do Windows Open, a tecladista e percussionista Felicia Douglass comandou o soul super-future Flight Tower, Dave Longstreth fazia uma homenagem a João Gilberto no Super João, e agora Kristin Slipp traz seu entusiasmo e surreal soprano para Earth Crisis.

O quinto e último EP contará com os quatro cantores juntos e os detalhes ainda não foram anunciados.