8 discos para ouvir hoje: YELLE, Tricky, SKAAR, Hurts, Dirty Projectors e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: YELLE, Bill Callahan, Hurts, Tricky, SKAAR, Hannah Georgas, a coletânea AngelHeaded Hipster: The Songs of Marc Bolan and T. Rex e Dirty Projectors.

YELLEL’Ère du Verseau
(Recreation Center)

Após seis anos da inusitada colaboração com o produtor Dr. Luke (Katy Perry, Britney Spears) no álbum Complètement Fou, o duo francês YELLE, de Julie Budet e Jean-François Perrier, chega ao quarto disco de estúdio inovando na eletrônica pop cativante pelas mãos do próprio Jean-François. L’Ère du Verseau (‘A Era de Aquário’), além das características canções incendiárias (“Karate”), aponta para novas direções em números íntimos e maduros nos temas delicados envolvendo amores e perdas (“Je t’aime encore”, “Peine de mort”) que cruzaram o caminho de cada um dos integrantes.

Bill CallahanGold Record
(Drag City)

O norte-americano Bill Callahan lança o sétimo registro de estúdio, Gold Record, menos de um ano após o álbum duplo Shepherd In A Sheepskin Vest. No disco, o músico compartilha uma série de composições folk meditativas em melodias intimistas e vocal caloroso. Callahan carrega uma habilidade de cantar / contar histórias de amor, vida e morte com a mais pura narrativa (“The Mackenzies”, “Breakfast”) e revisar o próprio passado – ao fazer um cover de “Let’s Move To The Country” do seu projeto paralelo Smog – com a naturalidade de um trovador.

HurtsFaith
(Lento Records)

O duo Hurts carrega conflitos internos, isolamento e lutas contra crises pessoais em Faith. Suas melodias pop-noir desenhadas em sintetizadores oscilantes, beats eletrônicos cativantes e orquestrações fabulosas são contextualizadas em produções sombrias (“Voices”), sedutoras (“Suffer”) e cinematográficas (“Redemption”) numa mistura inebriante de sentimentos e uma tentativa de soar ainda mais comercial – como em números que estampam nuances de Justin Timberlake (“Fracture”) e Imagine Dragons (“Somebody”).

TrickyFall to Pieces
(False Idols)

O veterano produtor britânico Tricky, um dos pioneiros do trip hop, chega ao 14º álbum de estúdio com uma capacidade única de transformar tragédia em beleza nas hipnóticas canções cobertas por uma névoa de tristeza. Lidar com a morte da filha de 24 anos, em 2019, tragicamente trouxe o produtor de volta ao reino da pura inspiração dos primeiros trabalhos. As músicas transparecem um sofrimento profundo (“Hate This Pain”) com o suporte das atuais musas do artista: Marta Zlakowska e Oh Land (“I’m In The Doorway”, “Running Off”) .

SKAARThe Other Side of Waiting
(Warner Music)

A norueguesa SKAAR é um um nome do outro lado do mundo para ficar de olho. O EP de estreia The Other Side of Waiting é pura perfeição pop (“Turn of the Tide”) e vaga pelo território de artistas como Sigrid e Tove Styrke. São canções envolvidas pela associação de vocais atraentes e poderosos, refrões viciantes e positividade desenfreada. Histórias únicas que documentam desafios e medos universais (“Five Times”, “Quiet”) que se manifestam na transição de uma adolescente para a idade adulta (“24”).

Hannah GeorgasAll That Emotion
(Arts & Crafts / Brassland)

Antes de colocar as mãos no álbum Folklore de Taylor Swift, o produtor Aaron Dessner (do The National) acompanhava a artista indie pop Hannah Georgas no desenvolvimento de All That Emotion durante a pandemia. O registro carrega canções profundamente particulares e verdadeiras – sobre corações partidos, abusos (“Same Mistakes”), aceitação e resiliência – em melodias extremamente tocantes. Um disco com uma aura de Fleetwood Mac e guitarras efetivas (“Dreams”) que brincam com elementos eletrônicos (“That Emotion”) no universo sui generis de Georgas.

Vários ArtistasAngelheaded Hipster: The Songs of Marc Bolan & T. Rex
(Warner Music)

Um álbum tributo a um dos grandes compositores do rock, Marc Bolan, que também foi feito sob a direção do lendário Hal Willner. AngelHeaded Hipster: The Songs of Marc Bolan and T. Rex é uma coleção de grandes estrelas. Conta com nomes como Elton John, Nick Cave (“Cosmic Dancer”), Emily Haines, Beth Orton, U2, Joan Jett e Peaches (“Solid Gold, Easy Action”) que reinterpretaram e reimaginaram algumas das melhores faixas de Bolan e T.Rex, incluindo “Jeepster”, “Bang A Gong (Get It On)” e “Ride A White Swan”.

Dirty ProjectorsSuper João
(Domino)

O Dirty Projectors continua a jornada de lançar cinco EPS neste ano e chega ao terceiro do projeto. Em Super João, Dave Longstreth é encontrado com um espírito notavelmente mais contente, puxando um violão. Inspirado por Chet Baker e pela obra de João Gilberto, ícone da bossa nova (“Holy Mackerel”), o compacto evidencia um novo itinerário para alguém obcecado por estruturas rítmicas e harmonias embaralhadas.