Grimes colabora com empresa de tecnologia e lança aplicativo de sono

A multiartista canadense Claire Boucher (a.k.a. Grimes) coloca de lado a promoção do álbum Miss Anthropocene e compartilha um projeto com a Endel Pacific – empresa de tecnologia que cria paisagens sonoras personalizadas para dar à mente e o corpo o necessário para alcançar a imersão total em qualquer tarefa – para auxiliar nas noites de sono: o AI Lullaby.

“AI Lullaby é uma edição limitada de paisagem sonora de sono com vocais e música originais criados exclusivamente para este projeto por nossa artista favorita Grimes. Os sons são processados pela tecnologia Endel Pacific para gerar uma paisagem sonora que se adapta em tempo real à sua localização, clima e exposição à luz natural. AI Lullaby foi cientificamente projetado para ajudar crianças e adultos a dormirem melhor”.

A artista já estava usando o aplicativo para ajudá-la a dormir; ela acabou contribuindo com uma trilha sonora relaxante e ambiente para a empresa e que estará disponível no aplicativo até o dia 23 de dezembro deste ano.

“Eu queria muito fazer uma versão do aplicativo dele para bebês. Esse projeto é basicamente música ambiente remixada em tempo real por robôs para bebês”, disse a artista.

Grimes relata que se sentiu inspirada a trabalhar com a Endel por causa de sua busca por “uma situação melhor para o bebê dormir”, seu filho de cinco meses, X Æ A-XII Musk, que ela chama de ‘X’.

“Acho que estou indo por um caminho sombrio aqui. Eu acredito que inteligência artificial é ótima. Eu apenas sinto, criativamente, que a I.A. pode substituir os humanos. E então eu acho que em algum momento, vamos querer, como espécie, ter uma discussão sobre como ela estará envolvida na arte” complementa a artista.

A música que Grimes concebeu era composta em partes. Eventualmente, os programadores, designers de som e algoritmo da Endel transformaram suas contribuições em uma trilha sonora em constante mudança. O resultado final é uma paisagem sonora suave e cintilante, com trechos da voz auto-sintonizada de Grimes espalhados por todas as partes.