Self Esteem canta a misoginia e a objetificação de mulheres no single “How Can I Help You”

O Self Esteem, projeto pop experimental de Rebecca Lucy Taylor, lança o single “How Can I Help You” para promover o álbum Prioritise Pleasure esperado para 22 de outubro via Fiction Records.

Com produção de Jacob Vetter e Johan Hugo (Mumford & Sons), “How Can I Help You” traz uma potência pop rock na bateria – com um impacto similar a “Black Skinhead” de Kanye West – junto a letra em que a artista visa os padrões misóginos e a objetificação a que as mulheres são submetidas. “Como posso ajudá-la a se sentir melhor com relação a você? / como posso ajudá-la (…) porque é para isso que fui colocada aqui / não é?”, canta Taylor.

“How Can I Help You” é uma das primeiras canções que escrevi para o segundo álbum. Depois de fazer a turnê do primeiro álbum e na maioria das semanas ouvir que sou subestimada ou intimidadora, eu me senti muito farta. Acho que ficarei eternamente com raiva pelo jeito como uma mulher, a menos que você seja doce, legal, acomodada e quieta, você é considerada diferente e difícil”, revela o Self Esteem.

Sobre o videoclipe, em que a artista aparece tocando bateria de forma expressiva e suando muito, ela conta:

“Eu queria tocar bateria no vídeo para reafirmar a frequência com que costumava me sentir constrangida ao tocá-la. O ato físico de uma mulher tocando bateria significa que seus peitos se movem – tudo que eu sempre quis fazer era tocar, mas sempre vinha com esse medo de ser vista dessa forma. Agora meus seios se movem para mim, minha música, meu vídeo. Também estou ciente de que é um bom momento para quem gosta desse jeito, mas temo que, se você quiser assistir, terá que ouvir o que tenho a dizer. Clique pelos peitos, fique pelo feminismo!”