Cinco anos desde a última vez que lançaram novas músicas, com o EP Life’s What You Make It, os integrantes do Placebo retomam as atividades com o single “Beautiful James”.
A faixa, com a fórmula poderosa e intacta de rock sintetizado e vocais melancólicos, é uma celebração do amor não heteronormativo (“me pega pela mão / enquanto cruzamos os campos de batalha / ninguém entende / porque não há ninguém ao volante”) e foi escrita de uma maneira não convencional. Durante um período de insônia, o vocalista Brian Molko e o baixista Stefan Olsdal primeiro criaram a vibe por meio de imagens e o título da música, e então começaram a trabalhar na composição. A produção é assinada pelo Placebo e o parceiro de longa data Adam Noble.
“Se a música serve para irritar os quadrados e os tensos, que seja alegre. Mas continua sendo imperativo para mim que cada ouvinte descubra sua própria história pessoal dentro dele – eu realmente não quero dizer a você como se sentir”, disse Molko.
A banda também confirmou que terminou de gravar o oitavo disco de estúdio, o sucessor de Loud Like Love (2013), e que novas músicas serão lançadas nos próximos meses.