O White Lies anuncia o sexto disco de estúdio, As I Try Not To Fall Apart, para o dia 18 de fevereiro via PIAS. Gravado em duas sessões de estúdio, o registro é o trabalho mais expansivo da banda até hoje, incluindo rock explosivo, bangers eletropop, invenções inspiradas no progressivo, grooves com toques de funk e alguns de seus ganchos mais cativantes.
A faixa-título, o primeiro single do álbum, é uma pérola pop eufórica sobre sentir-se vulnerável e administrar o sentimento em versos como “por que todas as manhãs acordando / devo tentar não cair, devo tentar não desmoronar? Sou um homem solitário e de sorte, sem brilho em minha alma? não é a maneira como um homem como eu se comporta / não é assim que o mundo vai me deixar jogar minhas cartas”.
“Escrevemos esta canção rapidamente, tarde da noite, e muitas vezes as canções que vêm mais rápido são escritas com as vísceras e o coração, não com a cabeça. Queríamos que a melodia parecesse um hino, para dar o tom confessional na letra, apesar de estar embrulhado como uma canção pop”, conta o vocalista Harry McVeigh.
No videoclipe, McVeigh aparece sentando em uma sala que começa a ser ocupada com uma areia que cai do teto e ele a ser enterrado no ambiente. O diretor James Arden comenta:
“A faixa me fez pensar em pessoas tentando se libertar de espirais emocionais – navegando por sentimentos de fragilidade e lutando contra as pressões cotidianas apenas para que pudessem se manter juntos – e me fez pensar em como podemos ser enterrados e oprimidos por nossos sentimentos e emoções, e como poderíamos explorar isso, visualmente”.
Capa e repertório de As I Try Not To Fall Apart:
01. “Am I Really Going To Die”
02. “As I Try Not To Fall Apart”
03. “Breathev
04. “I Don’t Want To Go To Mars”
05. “Step Outside”
06. “Roll December”
07. “Ragworm”
08. “Blue Drift”
09. “The End”
10. “There Is No Cure For It”