O premiado rapper e compositor porto-riquenho Residente lança o videoclipe de “This is Not America” em que canaliza sua raiva para a violência e a arrogância representadas pela palavra “America”. A faixa, que apresenta os vocais da dupla franco-cubana Ibeyi, das irmãs gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Diaz, é uma rejeição exaltada ao imperialismo dos EUA e à história do país de explorar e apagar pessoas de toda a América Latina e Caribe.
“Por um tempo, desde que vocês chegaram, as impressões dos nossos sapatos já estavam aqui”, canta. Ele aponta a ostentação dos EUA se autodenominarem “América” – o mesmo que o cantor Childish Gambino criticou sob o viés antirracista em “This Is America” -, quando esse termo também se aplica a dois continentes inteiros, dizendo: “a América não é apenas os EUA, papai, isso se estende da Terra do Fogo ao Canadá”.
O vídeo da música impulsiona a mensagem com uma série de imagens brutais do sofrimento causado pelos EUA. Ele evoca dolorosas separações familiares na fronteira, lucro com a terra dos povos indígenas e ganância corporativa e comercial.
Os visuais são explícitos e chocantes com a morte do artista e ativista chileno morto Victor Jara (1973-1991) durante a ditadura de Pinochet ou uma alusão ao presidente Jair Bolsonaro, que aparece comendo um bife ao lado de uma criança indígena e limpando a boca na bandeira do Brasil.
A direção é de Greg Ohrel.