A visionária e vanguardista Santigold anuncia o quarto álbum, Spirituals, com lançamento previsto para 09 de setembro pela própria gravadora Little Jerk Records e distribuído via Secretly Distribution. O álbum captura a sensação de sobreviver no mundo moderno enquanto se eleva a novos lugares. Foi gravado principalmente durante o isolamento de 2020.
A artista comenta:
“De repente, lá estava eu com três crianças pequenas fora da escola – gêmeos recém-feitos de dois anos e uma criança de seis anos – estava cozinhando, limpando, lavando roupa e trocando fraldas de manhã. À noite, com três criancinhas entrando e saindo da minha cama todas as noites como cadeiras musicais. Estava perdendo o contato com a artista eu, presa em uma parte de mim que era muito pequena. Senti que as outras partes de mim estavam encolhendo, desaparecendo”.
Santigold lutou, mas conseguiu definir um espaço no qual pudesse se concentrar e colaborar virtualmente com produtores e colaboradores: Rostam, Boys Noize, Dre Skull, P2J, Nick Zinner, SBTRKT, JakeOne, Illangelo, Doc McKinney, Psymun, Ricky Blaze, Lido , Ray Brady e Ryan Olson.
“Gravar este álbum foi um caminho de volta a mim mesma depois de ficar presa no modo de sobrevivência. Foi só quando criei o espaço para criar que percebi que não estava apenas criando música, mas uma tábua de salvação. A Califórnia estava pegando fogo, estávamos nos escondendo de uma praga, os protestos por justiça social estavam se desenrolando. Nunca escrevi letras tão rápido na minha vida. Depois de ter um bloqueio criativo, elas começaram a sair. Decidi criar o futuro, olhar para onde estamos indo, criar beleza e atrair essa beleza. Preciso disso para mim, mas também está lá para quem mais precisar” diz ela.
Em comemoração ao anúncio do álbum, ela lança o single “Ain’t Ready”, o sucessor de “High Priestess”, um número atmosférico e poderoso preenchido por sintetizadores industriais e batidas auxiliadas de versos como “eu sei que esses idiotas não estão prontos / ainda eles derramam suas mentiras e culpas”.
“”Ain’t Ready” é uma música que comecei com Illangelo. Dre Skull e SBTRKT vieram a bordo para ajudar, outra verdadeira colaboração de um talento tão distinto e incrível. Era uma daquelas músicas que toda a melodia se derramava. Não havia palavras, mas toda a emoção estava lá. Para mim, a música soou cheia de luta e perseverança. Parecia uma batalha, e eu queria que a produção soasse dura, que espelhasse essa garra. Lutei para encontrar a letra certa no começo, mas quando as entendi direito e comecei a cantá-las uma noite no meu estúdio sozinha, chorei. Essa música era minha própria música de batalha. É sobre pegar os golpes que a vida traz e se levantar. É sobre mudar e seguir em frente. É sobre fé e visão. E é sobre entrar em seu próprio poder.”
Capa e repertório de Spirituals:
01. “My Horror”
02. “Nothing”
03. “High Priestess”
04. “Ushers Of The New World”
05. “Witness”
06. “Shake”
07. “The Lasty”
08. “No Paradise”
09. “Ain’t Ready”
10. “Fall First”