Okay Kaya lança “Inside of a Plum”, single inspirado na terapia com cetamina

Robin Hilleary

A talentosa Kaya Wilkins (a.k.a. Okay Kaya) apresenta o single “Inside of a Plum”, o sucessor de “Jolene From Her Own Perspective” e “Spinal Tap”, para divulgar o álbum SAP que chega às lojas no dia 04 de novembro via Jagjaguwar.

A canção, produzida pela própria artista e inspirada na terapia com cetamina, é uma peça serena e de tom psicodélico em cordas orquestrais, teclados, saxofones e vocais de apoio de Toniann Fernandez.

“Se esta é a vida a partir de agora / estou tão feliz que não estou morta (…) até meu subconsciente é autoconsciente / ainda assim, eu entro e saio da minha mente”, canta Kaya na faixa, nos dando uma noção do estado mental em que entrou enquanto fazia SAP, que ela escreveu, projetou e produziu sozinha, às vezes passando semanas sem interação social.

“O médico disse que o tratamento com cetamina pode interromper os padrões comportamentais ao desenvolver novos ramos físicos literais em seu cérebro, proporcionando flexibilidade cognitiva. Meu médico descreveu o cérebro como um globo de neve e o tratamento como uma nova camada de neve permitindo novas encostas” explica Kaya.

Para o videoclipe, realizado em colaboração com o aclamado artista visual Austin Lee, Kaya alimentou milhares de imagens e textos no aplicativo DALL·E 2 para criar imagens e arte originais que foram alteradas através do sistema de IA.

“Queria explorar como seria ser a onda, seguir em frente. Sejam objetos mundanos, ampliados nas imagens e formas naturais ou mágicas”, explica a artista.