Jenny Hval apresenta o single “Buffy”, uma ode sutil à esperança

Jenny Hval / Instagram / Jenny Berger Myhre

A artista de avant pop norueguesa Jenny Hval lança o single “Buffy”, a primeira novidade desde o álbum Classic Objects, via 4AD. Como o título sugere, a faixa é parcialmente inspirada na série de televisão ‘Buffy, a Caça-Vampiros’ como a artista explica:

“De alguma forma, improvisei algumas letras que se referiam à ‘Buffy, a Caça-Vampiros’, provavelmente só porque já assisti muitas vezes. Gosto da ideia de que uma série de TV com muitos episódios, como Buffy, pode ser usada como um ensaio criativo e político. Uma forma episódica ensaiando a derrubada de uma ditadura, uma plutocracia ou uma teocracia? “Buffy” não é uma música sobre uma caçadora, uma super-heroína ou um ícone feminista. No mínimo, é uma música sobre esperança, mas de uma forma discreta e episódica. Porque para mim, a esperança é mais esperançosa quando é apresentada de forma sutil”.

“Buffy”, coproduzida com Kyrre Lasstad, começou com Hval improvisando no sintetizador, e os acordes resultantes expressam uma solidão esperançosa, tecida a partir de um padrão repetitivo. “Agora eu amo / como ela pôde / ela não conseguia parar de lutar / os fatos / os fatos do mundo / mais real do que aquilo / acreditamos que é realismo”, canta.

O videoclipe é animado e dirigido por Michael Speed.