O Sigur Rós apresenta “Blóðberg”, a primeira música original do grupo islandês em quase uma década, para anunciar o álbum ÁTTA, cujo lançamento está previsto para o mês de junho deste ano. A canção, que traduzida leva o nome de “Pedra de Sangue”, marca a primeira gravação da banda desde o retorno do multi-instrumentista Kjartan Sveinsson em 2022.
A faixa de sete minutos, produzida pela banda e Paul Corley, é construída com cordas melancólicas e ondulantes da London Contemporary Orchestra, efeitos eletrônicos serenos e o vocal celestial de Jónsi Birgisson alcançando agudos emocionantes sobre o cenário sonoro atmosférico e em crescimento.
O baixista Georg Hólm refletiu sobre o retorno de Sveinsson ao grupo e seu impacto no desenvolvimento de primeiro álbum em 10 anos, dizendo:
“Precisávamos de um chute na bunda e alguém dizer: ‘Agora vamos começar a trabalhar – aqui estão algumas ideias”. Mais tarde, ele se referiu à reunião como “um desfibrilador” que “trouxe vida de volta à banda. Precisávamos de foco, detalhes e ética de trabalho. Ele é um membro antigo, mas foi como ar fresco”.
O peso dramático e impactante do single é igualado por seu videoclipe apocalíptico e devastador, dirigido por Johan Renck (David Bowie).
“Eu me sinto o mais niilista possível em relação ao futuro. Somos impotentes contra nossas próprias estupidez. Alguns aspectos disso vieram a se fundir com minhas impressões sobre os temas de “Blóðberg”. A música se tornando uma partitura para meus próprios pensamentos miseráveis, dando-lhes beleza como só a música pode” Renck compartilhou em um comunicado.
Capa e repertório de ÁTTA:
01. “Glóð”
02. “Blóðberg”
03. “Skel”
04. “Klettur”
05. “Mór”
06. “Andrá”
07. “Gold”
08. “Ylur”
09. “Fall”
10. “8”