Os 10 melhores videoclipes de 2023

Das majestosas coreografias do Jungle, à impressionante animação em stop motion realizada para PJ Harvey, ao impacto emocional do Sigur Rós e às infinitas possibilidades criadas para The Chemical Brothers, confira os 10 Melhores Videoclipes de 2023

10. Jungle“Back On 74”
Direção: Charlie Di Placido & Charlie Di Placido

“Back On 74” segue a majestosa tradição dos videoclipes coreografados em uma única tomada característica do Jungle. Contudo, essa obra ganha uma experiência interativa inovadora através do WeTransfer em que o usuário é capaz de fazer download de uma série de artes que aparecem em cena.

09. PJ Harvey – I Inside the Old I Dying
Direção: Cristóbal León & Joaquín Cociña

Os cineastas Cristóbal León e Joaquín Cociña, renomados por seu impressionante estilo de animação em stop motion em tamanho real, produziram um notável vídeo para a música “Thin Thing” da banda The Smile no ano passado. No videoclipe de “I Inside the Old I Dying”, single do álbum I Inside The Old Year Dying de PJ Harvey, retratam uma breve narrativa que aborda temas de amor, morte e ressurreição com a mesma técnica.

08. The Smile“Wall Of Eyes”
Direção: Paul Thomas Anderson

O diretor Paul Thomas Anderson, conhecido por filmes como ‘Magnólia’, ‘Sangue Negro’ e ‘Licorice Pizza’, volta a colaborar com Thom Yorke. Após dirigir o filme ‘ANIMA’ para promover o álbum solo do artista, Anderson agora direciona seu talento para a banda paralela de Yorke, The Smile. O projeto resulta em uma jornada surreal em preto e branco, com Yorke vagando pelas ruas da cidade de Londres. A atmosfera do vídeo é simultaneamente acolhedora e angustiante, enquanto o músico busca por cores e se depara com diversas versões de si mesmo.

07. Dizzee Rascal“How Did I Get So Calm”
Direção: Oliver Jennings

No vídeo de “How Did I Get So Calm”, o rapper, compositor e produtor britânico Dizzee Rascal confronta uma série de situações, desde uma bola gigante destruindo seu carro esportivo até uma sala de reunião cheia de crianças levadas, que poderiam desafiar sua saúde mental. O videoclipe serve como um lembrete sutil para manter a serenidade em um mundo cada vez mais caótico.

06. Maddie Ashman“I’d Rather Fall”
Direção: Clemente Lohr

“I’d Rather Fall” inicia em um vestiário de boxe, momentos antes de um lutador entrar no ringue. Seu treinador tenta motivá-lo, referindo-se à luta como a “última”, e incentivando-o a dar o seu melhor. O clima transforma-se rapidamente quando o lutador realiza um ritual pré-luta dublando a música de Maddie Ashman que apresenta temas como limites emocionais, experiências amorosas intensas e a aceitação das escolhas feitas.

05. Tyler, the Creator“SORRY NOT SORRY”
Direção: Tyler the Creator

Em “SORRY NOT SORRY”, faixa do álbum CALL ME IF YOU GET LOST: The Estate Sale, uma versão estendida de CALL ME IF YOU GET LOST, o rapper Tyler, the Creator surge no palco de uma peça teatral acompanhado de personagens que representam suas antigas personas, marcando diferentes eras de seus discos anteriores. Esses personagens atuam como antagonistas, desafiando sua perspectiva atual sobre a mentalidade, até que Tyler decide eliminá-los de maneira cruel.

04. Little Simz“Gorilla”
Direção: Dave Meyers

O videoclipe “Gorilla” representa uma verdadeira obra de arte visual assinada por Dave Meyers, cujo trabalho deixou uma marca significativa na história da música. A sucessão de planos e o desenrolar das situações acompanham o aumento da intensidade melódica de Simz. Para mergulhar nesse exercício de estilo, o diretor entra no jogo, apresentando uma fórmula rica em referências que se assemelha a uma viagem visual. O vídeo resgata todos os elementos que contribuíram para o sucesso de Meyers, desde Missy Elliott a Kendrick Lamar, com homenagens explícitas à cultura hip hop, na qual ele iniciou sua carreira.

03. SZA“Kill Bill”

Direção: Christian Breslauer

Na canção, na qual a artista explora fantasias homicidas e fala sobre um ex-namorado, SZA encontra inspiração no filme homônimo do cineasta Quentin Tarantino. Ela até inclui a participação da atriz Vivica A. Fox, que interpretou a personagem Vernita Green no filme. Com diversas referências às cenas de ação e animações, a narrativa permanece essencialmente a mesma: a busca por vingança após uma tentativa do ex-namorado de assassiná-la.

02. Sigur Rós“Andrá”
Direção: Katya Gimro e Alexey Krupnik

O início do videoclipe apresenta uma sequência de depoimentos de fãs do Sigur Rós em um estúdio, compartilhando como descobriram a banda e a significância das músicas em suas vidas, seja durante momentos de alegria intensa ou tristeza profunda. Após esses relatos, repletos de histórias de amor, vida e perdas, todos são convidados a colocar os fones e ouvir a faixa “Andrá” pela primeira vez. O resultado é impactante e emocionante.

01. The Chemical Brothers“Live Again”
Direção: Dom&Nic

“Live Again” é a décima parceria do The Chemical Brothers, dirigida pelos colaboradores de longa data, Dom&Nic, reconhecidos por criar vídeos icônicos de faixas como “Hey Boy Hey Girl”. O videoclipe acompanha uma garota (Josipa Kuko) saindo de seu trailer para uma variedade de ambientes, com múltiplas transições de cena ocorrendo ao vivo, em um único plano contínuo. E assim se desenrola a narrativa. Uma vez estabelecida a estrutura, o vídeo se transforma em um universo de possibilidades infinitas, tanto em relação à performance de Kukor quanto aos cenários surreais construídos.