Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Nicki Minaj, HEALTH, Austra, The Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull, Florrie, Alison Goldfrapp e Kylie Minogue.
• Nicki Minaj – Pink Friday 2
(Republic Records)
Uma sequência do álbum de estreia de Nicki Minaj, Pink Friday (2010), este é o seu primeiro álbum de estúdio em cinco anos desde o lançamento de Queen (2018), seu quarto álbum de estúdio. Ao longo de 22 faixas, a artista conta com Billie Eilish em “Are You Gone Already”, faixa produzida por FINNEAS e com sample de “when the party’s over”, Lil Wayne e Tate Kobang em “RNB”, J. Cole em “Let Me Calm Down”, explorando as complexidades de um relacionamento, Drake e uma mensagem de voz na introdução de SZA em “Needle”, abordando a busca por prazer e realização pessoal, Lil Uzi Vert em “Everybody” com a mensagem de manter o ritmo e determinação, incluindo um sample de Junior Senior. Também participando do registro estão Tate Kobang, Lourdiz, Skillibeng, Skeng, a artista gospel Tasha Cobbs Leonard e, brevemente na introdução, o filho de 3 anos de Minaj, a quem ela chama de Papa Bear. Como sucessor de seu primeiro álbum, Pink Friday 2 é um testemunho do poder de Minaj que a catapultou para os holofotes há mais de uma década. Ser veterana no jogo não a tornou preguiçosa; se algo, ela soa tão faminta e engenhosa (“Pink Friday Girls” traz o sample de Cyndi Lauper e “My Life” apoia-se em “Heart of Glass” do Blondie) quanto quando “Super Bass” conquistou as rádios. A rapper é capaz de criar o equilíbrio certo e a fórmula de jogos de palavras, cadência e atitude geral neste material impressionante, solidificando ainda mais seu legado.
• HEALTH – RAT WARS
(Loma Vista Recordings)
Depois de dois volumes do projeto colaborativo DISCO4 na companhia de artistas como Nine Inch Nails (“ISN’T EVERYONE”), Poppy (“Dead Flowers”), Xiu Xiu e Lamb of God, o trio de noise rock HEALTH incorporou uma variedade de estilos, desde o hip hop até o metal, em seu som industrial. RAT WARS, o primeiro álbum que o grupo lança por conta própria em quase cinco anos, traz a música mais pesada e desafiadora de gêneros de sua carreira. Desde as guitarras pesadas, sintetizadores sombrios e batidas industriais de “DEMIGODS”, os elementos de glitch e atmosfera rave de “FUTURE OF HELL” e o instinto pop com vocais melódicos de “ASHAMED”. Descrito como “The Downward Spiral [álbum do Nine Inch Nails] para pessoas com deficiência de vitamina D”, faixas como “HATEFUL” e “SICKO” uma sonoridade mais intensa, sombria e cinematográfica. RATWARS é uma afirmação definitiva sobre a insanidade e a ignorância da vida contemporânea, ainda mais para uma banda que já impressionou desde o início de sua carreira.
• Austra – Swan Song
(Domino Recording)
A produtora, compositora e força criativa Katie Austra Stelmanis, do Austra, adiciona outra dimensão ao seu talento ao compor a trilha sonora original do documentário canadense ‘Swan Song’. Esta é a primeira trilha sonora de Stelmanis e a mostra adotando uma abordagem totalmente diferente para fazer música. Baseando-se na sua formação clássica, a partitura baseada em sintetizadores foi composta usando apenas um Juno-106, um Mellotron e a sua voz, proporcionando texturas dissonantes e melodias complementares que interpolam o “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky.
• Vários Artistas – The Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull
(Bandbox)
The Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull é um álbum beneficente dedicado à cantora Marianne Faithfull, que enfrenta desafios de saúde decorrentes da Covid-19, incluindo a perda da voz. Com a participação de artistas renomados como Cat Power e Iggy Pop (em “Working Class Hero”), Peaches e Shirley Manson (em “Why D’Ya Do It”), Joan As Police Woman (em “Broken English”), Nicole Atkins e Jim Sclavunos (em “Strange Weather”), Tracy Bonham (em “As Tears Go By”), entre outros, o trabalho apresenta versões de músicas gravadas por Faithfull ao longo de 40 anos, abrangendo o período de 1964 a 2004. Todas as receitas geradas pelas vendas serão destinadas à cantora para auxiliar em suas necessidades médicas.
• Florrie – Personal
(Xenomania UK Limited)
A cantora, baterista e modelo Florrie lança o single “Personal”, uma música pop que descreve experiências de um relacionamento, momentos de reflexão e desilusão. Além disso, ela também lançou uma compilação com o mesmo nome, que inclui faixas lançadas ao longo de quatro anos, enquanto trabalha no aguardado álbum de estreia previsto para o próximo ano. Entre as canções, destacam-se títulos conhecidos como a balada “Borderline”, a contagiante “Communicate”, entre outros.
• Alison Goldfrapp – The Love Reinvention
(BMG Rights Management )
Alison Goldfrapp lança The Love Reinvention, uma reinterpretação dançante de seu álbum de estreia solo The Love Invention. Com a contribuição de Richard X e James Greenwood (a.k.a Ghost Culture), o projeto transforma as músicas originais em uma mistura viciante de techno, eletrônica e deep house. O álbum recontextualiza as faixas, explorando uma progressão mais ousada, enquanto algumas ganham imediatez com um toque de disco maximalista e ritmos intensos. Faixas como “Astral Invitation” e “So Hot So Hard” se aventuram além dos sete minutos, proporcionando uma experiência envolvente na pista de dança
• Kylie Minogue – Extension (The Extended Mixes)
(BMG Rights Management )
A australiana Kylie Minogue lança Extension (The Extended Mixes). O álbum inclui versões estendidas de todas as 11 faixas de Tension, uma celebração impecável da música pop com batidas de dança intensas, letras vívidas e sintetizadores sedutores. Tension é uma coleção de músicas empolgantes e cortes pop sensuais, celebrando a busca desinibida pelo prazer, capturando o momento e composições animadas.