8 discos para ouvir hoje: Alison Goldfrapp, Overmono, TUYS, Fatoumata Diawara e mais

Divulgação

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Alison Goldfrapp, Overmono, TUYS, Fatoumata Diawara, Madison McFerrin, Esben and the Witch, LP Giobbi e Daft Punk.

Alison GoldfrappThe Love Invention
(BMG)

A cantora, compositora e produtora Alison Goldfrapp estabeleceu um padrão elevado no universo do synthpop britânico com os sete álbuns lançados pelo Goldfrapp, seu projeto com Will Gregory, impulsionando uma modernidade infalível e tendências. Com o lançamento de seu álbum solo de estreia, uma eletrizante suíte de dancepop, sua musicalidade multifacetada atinge um novo ápice. The Love Invention marca o despertar de Alison como uma sacerdotisa das pistas de dança, em uma fascinante demonstração das influências disco e house que sempre estiveram no cerne de seu DNA musical. De maneira complexa e característica de Alison, os momentos sinceros do álbum são combinados com uma malícia animada. O single principal, “So Hard So Hot”, captura a alegria efêmera das pistas com seu ritmo house épico, palmas disco e um vocal irresistivelmente sedutor. Em “NeverStop”, Alison é inundada pela emoção de um amor envolvente sobre um ritmo enérgico e sintetizadores, e há um refrão contagiante em “Love Invention”. A abordagem dedicada da artista à inovação pop a posicionou firmemente como uma artista diferenciada que foi abraçada pelo mainstream do pop sem diluir sua individualidade nem um pouco.

OvermonoGood Lies
(XL Recordings)

Após uma série de EPs inovadores, o Overmono, projeto dos irmãos galeses Ed e Tom Russell, lança o disco de estreia Good Lies. Ao longo das doze faixas do projeto, eles exploram uma poderosa destilação de sua carreira musical até o momento, incorporando “So U Kno” junto com novas músicas que os levam além das pistas de dança. Good Lies remodela e entrelaça trechos vocais cativantes em uma série de sons eletrônicos de vários gêneros – do trap (“Walk Thru Water” com St Panther), garage (“Is U” com sample de “Gladly” de Tirzah) e dance pop (“Good Lies”) – que flutuam sem esforço entre a euforia e a melancolia. O álbum é uma realização do som inovador que eles cultivaram nos últimos anos e apresenta paisagens sonoras que os transcendem além do clube.

TUYSReality Management Ltd.
(TWO STEPS TWICE)

A banda luxemburguesa TUYS lança o álbum Reality Management Ltd., uma coleção de verdades alternativas em tempos de polarização, com uma sonoridade dinâmica de art rock e uma emoção pop psicodélica, com guitarras ressonantes, sintetizadores e vocais versáteis. Escrito em 2020 em Berlim e produzido em 2021 por Jan Kerscher (Ross Robinson, Karnivool), a banda captura a sensação de perda de controle da realidade que marcou o período de criação. As músicas são acompanhadas de um curta-metragem, no qual a banda se transforma em Reality Management Ltd., uma empresa que vende realidades para clientes frustrados. A verdade se torna uma mercadoria misteriosa, fabricada por uma empresa que se revela cada vez mais fraudulenta ao longo do filme.

Fatoumata DiawaraLondon Ko
(3ème Bureau / Wagram Music)

A cantora e compositora maliana Fatoumata Diawara retorna em grande estilo. Após o sucesso do projeto afro pop Lamomali e colaborações internacionais com o Gorillaz (“Désolé”), Disclosure (“Ultimatium”, “Douha (Mali Mali)”) e outros, uma das maiores vozes da África apresenta London Ko. Com participações especiais de -M- (na ode ao amor “Massa Den”), Angie Stone (“Somaw”), o pianista cubano Roberto Fonseca (“Blues”), Yemi Alade (“Tolon”) e o rapper ganês M.anifest (“Mogokan”), além de seis faixas coproduzidas por Damon Albarn, o álbum é uma combinação perfeita entre os sons sintéticos de Albarn (que canta em “Nsera”), as guitarras elétricas de Diawara e ritmos tradicionais do Mali, resultando em uma imersão em um universo eclético e absolutamente vanguardista. Bamako versus Londres, London Ko é um continente imaginário que aproxima a Europa e a África, uma história para seguir e compartilhar.

Madison McFerrinI Hope You Can Forgive Me
(MADMCFERRIN MUSIC)

Madison McFerrin, uma artista e produtora incrivelmente independente e filha de Bobby McFerrin – conhecido internacionalmente com “Don’t Worry, Be Happy” -, apresenta seu álbum de estreia. I Hope You Can Forgive Me” representa uma evolução em sua carreira, à medida que ela encontra maneiras de improvisar e produzir por conta própria em meio a um cenário global de pandemia em constante mudança. O disco constrói essa próxima etapa sonoramente, explorando temas como amor, autossuperação, medo e evocação embalados por percussão jazz, nuances de funk (“Utah”) e neo soul com toques de eletropop (“Testify”) e piano house (“Stay Away (From Me)”), acompanhados de mensagens poderosas. O que surge desse trabalho e da carreira de Madison até agora é um compromisso de deixar para trás o medo e a dúvida, a fim de abrir espaço para o que está por vir, tudo com um senso de estilo, diversão e convite para dançar através disso.

Esben and the WitchHold Sacred
(Nostromo Records)

Hold Sacred representa um recomeço de várias maneiras para o trio Esben and the Witch. Após o álbum Nowhere, Rachel Davies sentiu-se exausta e desiludida com a música e, por um tempo, considerou a possibilidade de que o grupo tivesse chegado ao fim. Se decidissem fazer um novo álbum, precisariam voltar às bases. Romperam com sua gravadora e voltaram à independência através da Nostromo Records. No verão de 2019, a banda se isolou para uma vila nos arredores de Roma, sem expectativas ou pressões, apenas com a intenção de desfrutar da companhia um do outro e ver que tipo de inspiração musical poderia surgir disso. Durante o processo de criação, eles se isolaram para encontrar conforto em meio ao esgotamento, depressão, ansiedade e medo existencial, muito antes do mundo mudar de forma irrevogável. As músicas que estavam surgindo eram diferentes de tudo o que a banda havia feito antes, abandonando o som dream pop e post-rock gótico com toques eletrônicos. São músicas sombrias e suaves. Sem bateria ao vivo, o grupo concentrou-se em criar atmosferas ambientes com reverberações espaçosas, usando apenas vocais, teclados e guitarra dar suporte às suas canções liricamente vulneráveis e pessoais, em uma jornada meditativa.

LP GiobbiLight Places
(Counter Records)

LP Giobbi, produtora, DJ, pianista, empreendedora e ativista, é uma força imparável na indústria e se tornou uma das estrelas em ascensão mais rápidas da música dance. Agora, sob contrato com a gravadora Counter Records, da Ninja Tune, a artista lança seu aguardado álbum de estreia. As melodias calorosas em Light Spaces são pontuadas por temas de amor e união, frequentemente transmitidos por convidados como SOFI TUKKER (If Love Is A Skill, “All My Life”), DJ Tennis, Little Jet (“Can’t Let You Go”) e Caroline Byrne (em “Another Life” e na melancólica “Feels Just Like It”).

Daft PunkRandom Access Memories (10th Anniversary)
(Legacy Recordings)

O Daft Punk apresenta a reedição de aniversário de 10 anos do seu último álbum, Random Access Memories. Com nove faixas inéditas – totalizando 35 minutos de música nova – o lançamento oferece uma visão única do processo criativo da dupla francesa e presta homenagem ao aclamado álbum duplo que marcou o fim de sua trajetória. A dupla também lança um videoclipe para a nova faixa “Infinity Repeating (2013 Demo)”, com participação de Julian Casablancas + The Voidz, que eles afirmam ser o seu último videoclipe.