7 discos para ouvir hoje: Nicki Minaj, HEALTH, Austra, Alison Goldfrapp e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Nicki Minaj, HEALTH, Austra, The Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull, Florrie, Alison Goldfrapp e Kylie Minogue.

Nicki MinajPink Friday 2
(Republic Records)

Uma sequência do álbum de estreia de Nicki Minaj, Pink Friday (2010), este é o seu primeiro álbum de estúdio em cinco anos desde o lançamento de Queen (2018), seu quarto álbum de estúdio. Ao longo de 22 faixas, a artista conta com Billie Eilish em “Are You Gone Already”, faixa produzida por FINNEAS e com sample de “when the party’s over”, Lil Wayne e Tate Kobang em “RNB”, J. Cole em “Let Me Calm Down”, explorando as complexidades de um relacionamento, Drake e uma mensagem de voz na introdução de SZA em “Needle”, abordando a busca por prazer e realização pessoal, Lil Uzi Vert em “Everybody” com a mensagem de manter o ritmo e determinação, incluindo um sample de Junior Senior. Também participando do registro estão Tate Kobang, Lourdiz, Skillibeng, Skeng, a artista gospel Tasha Cobbs Leonard e, brevemente na introdução, o filho de 3 anos de Minaj, a quem ela chama de Papa Bear. Como sucessor de seu primeiro álbum, Pink Friday 2 é um testemunho do poder de Minaj que a catapultou para os holofotes há mais de uma década. Ser veterana no jogo não a tornou preguiçosa; se algo, ela soa tão faminta e engenhosa (“Pink Friday Girls” traz o sample de Cyndi Lauper“My Life” apoia-se em “Heart of Glass” do Blondie) quanto quando “Super Bass” conquistou as rádios. A rapper é capaz de criar o equilíbrio certo e a fórmula de jogos de palavras, cadência e atitude geral neste material impressionante, solidificando ainda mais seu legado.

HEALTHRAT WARS
(Loma Vista Recordings)

Depois de dois volumes do projeto colaborativo DISCO4 na companhia de artistas como Nine Inch Nails (“ISN’T EVERYONE”), Poppy (“Dead Flowers”), Xiu Xiu e Lamb of God, o trio de noise rock HEALTH incorporou uma variedade de estilos, desde o hip hop até o metal, em seu som industrial. RAT WARS, o primeiro álbum que o grupo lança por conta própria em quase cinco anos, traz a música mais pesada e desafiadora de gêneros de sua carreira. Desde as guitarras pesadas, sintetizadores sombrios e batidas industriais de “DEMIGODS”, os elementos de glitch e atmosfera rave de “FUTURE OF HELL” e o instinto pop com vocais melódicos de “ASHAMED”. Descrito como “The Downward Spiral [álbum do Nine Inch Nails] para pessoas com deficiência de vitamina D”, faixas como “HATEFUL” e “SICKO” uma sonoridade mais intensa, sombria e cinematográfica. RATWARS é uma afirmação definitiva sobre a insanidade e a ignorância da vida contemporânea, ainda mais para uma banda que já impressionou desde o início de sua carreira.

Austra Swan Song
(Domino Recording)

A produtora, compositora e força criativa Katie Austra Stelmanis, do Austra, adiciona outra dimensão ao seu talento ao compor a trilha sonora original do documentário canadense ‘Swan Song’. Esta é a primeira trilha sonora de Stelmanis e a mostra adotando uma abordagem totalmente diferente para fazer música. Baseando-se na sua formação clássica, a partitura baseada em sintetizadores foi composta usando apenas um Juno-106, um Mellotron e a sua voz, proporcionando texturas dissonantes e melodias complementares que interpolam o “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky.

Vários ArtistasThe Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull
(Bandbox)

The Faithful: A Tribute to Marianne Faithfull é um álbum beneficente dedicado à cantora Marianne Faithfull, que enfrenta desafios de saúde decorrentes da Covid-19, incluindo a perda da voz. Com a participação de artistas renomados como Cat Power e Iggy Pop (em “Working Class Hero”), Peaches e Shirley Manson (em “Why D’Ya Do It”), Joan As Police Woman (em “Broken English”), Nicole Atkins e Jim Sclavunos (em “Strange Weather”), Tracy Bonham (em “As Tears Go By”), entre outros, o trabalho apresenta versões de músicas gravadas por Faithfull ao longo de 40 anos, abrangendo o período de 1964 a 2004. Todas as receitas geradas pelas vendas serão destinadas à cantora para auxiliar em suas necessidades médicas.

FlorriePersonal
(Xenomania UK Limited)

A cantora, baterista e modelo Florrie lança o single “Personal”, uma música pop que descreve experiências de um relacionamento, momentos de reflexão e desilusão. Além disso, ela também lançou uma compilação com o mesmo nome, que inclui faixas lançadas ao longo de quatro anos, enquanto trabalha no aguardado álbum de estreia previsto para o próximo ano. Entre as canções, destacam-se títulos conhecidos como a balada “Borderline”, a contagiante “Communicate”, entre outros.

Alison GoldfrappThe Love Reinvention
(BMG Rights Management )

Alison Goldfrapp lança The Love Reinvention, uma reinterpretação dançante de seu álbum de estreia solo The Love Invention. Com a contribuição de Richard X e James Greenwood (a.k.a Ghost Culture), o projeto transforma as músicas originais em uma mistura viciante de techno, eletrônica e deep house. O álbum recontextualiza as faixas, explorando uma progressão mais ousada, enquanto algumas ganham imediatez com um toque de disco maximalista e ritmos intensos. Faixas como “Astral Invitation” e “So Hot So Hard” se aventuram além dos sete minutos, proporcionando uma experiência envolvente na pista de dança

Kylie MinogueExtension (The Extended Mixes)
(BMG Rights Management )

A australiana Kylie Minogue lança Extension (The Extended Mixes). O álbum inclui versões estendidas de todas as 11 faixas de Tension, uma celebração impecável da música pop com batidas de dança intensas, letras vívidas e sintetizadores sedutores. Tension é uma coleção de músicas empolgantes e cortes pop sensuais, celebrando a busca desinibida pelo prazer, capturando o momento e composições animadas.