A banda norte-americana Young the Giant lança ACT I: ORIGINS, o primeiro ato do quinto álbum de estúdio, American Bollywood, via AWAL/Jungle Youth Records. O disco será dividido em quatro atos, dos quais os três restantes são: EXILE, BATTLE e DENOUEMENT.
Sobre ACT I: ORIGINS , coproduzido com John Hill e Rob Cohen, e da gênese de American Bollywood, o vocalista Sameer Gadhia conta:
“Já se passaram quatro anos desde o ‘Mirror Master’. Desde então, três de nós nos tornamos pais, uma pandemia global tornou impossível fazer turnês, e deixamos o sistema de grandes gravadoras ao sair de um contrato anterior de carreira. Em 2020, tínhamos escrito um álbum inteiro, mas na esteira de tantas mudanças, não apenas fomos forçados a reavaliar o que queríamos dizer com nossa música, mas quem éramos como humanos.
Com 100 músicas no processo de composição, escrevi o que se tornaria a faixa-título: “American Bollywood”. O refrão veio a mim em um sonho: “não sou um homem perfeito / eu nunca afirmei ser / esta vida é tão difícil de viver, mas amar você é tão fácil”. Era uma frase que imaginei meu avô dizendo para seu filho, e meu pai dizendo para mim. O sacrifício deles é meu privilégio; minha culpa – minha história de origem. Agora, o que vou dizer ao meu filho? Que sacrifícios farei pelo amor verdadeiro?
Então, apagamos o quadro branco e começamos a contar a saga multigeracional do imigrante americano, e as origens, exílios, batalhas e o desfecho da recuperação de nossa identidade coletiva. Esta não é apenas a história de um nativo americano preso entre dois mundos; é também nossa busca universal para encontrar significado no caos.
Este disco foi esculpido em meio à turbulência mundial, e o deslocamento da normalidade nos levou a crescer enquanto apoiamos uns aos outros… Passamos mais de dois anos curando sons e gravações de campo, enfiando a influência da diáspora do sul da Ásia na música ocidental ao longo das décadas, e criaram um universo para esta história pertencer.
Por fim, essa estrutura de atos também abrange a história dessa banda na última década e nosso desejo de nos redefinir. Isso marca nosso primeiro lançamento independente do YTG sob nosso selo recém-criado, Jungle Youth Records, onde orgulhosamente possuiremos nossa música e identidade”.
Paralelamente ao lançamento, a banda também apresenta o curta-metragem da faixa-título “American Bollywood”. Dirigido pelo premiado cineasta sul-asiático Tanmay Chowdhary, ele dá vida à música por meio de uma série de imagens transcendentes e cruzadas – incluindo imagens de arquivo pessoais do vocalista Sameer Gadhia e sua família.