O Young the Giant lança o EP ACT III: BATTLE, o terceiro ato – o sucessor de ACT I: ORIGINS e ACT II: EXILE – do quinto álbum de estúdio, American Bollywood, que chega às ruas no dia 21 de outubro via AWAL/Jungle Youth Records. O disco será dividido em quatro atos, restando apenas DENOUEMENT para fechar o ciclo
Sobre ACT III: BATTLE, o vocalista Sameer Gadhia conta:
“No Mahabharatha (um épico sânscrito da Índia antiga que serve de inspiração para o registro), os Pandavas retornam ao seu reino após anos de exílio para reivindicar seu lugar de direito no trono. Como um indiano americano cuja existência foi ignorada, minha batalha cultural é a luta para fazer parte da narrativa nacional e a luta para encontrar minha identidade dentro e fora da minha cultura, cuja existência foi simbolizada na sociedade ocidental por décadas. O resultado é uma luta interna: uma batalha que destrói a comunidade e o coletivismo.
Como mundo, nossa batalha são as bandeiras crescentes do pensamento polarizador, prontas para o cataclismo. Como banda, nossa batalha para recuperar a propriedade de nossa música e identidade está sendo travada em tempo real. Minha batalha psicológica está controlando o tormento da minha mente em todas essas batalhas no exílio da Covid. Às vezes, é apenas a luta para sair da cama de manhã”.
Paralelamente ao lançamento, a banda compartilha o videoclipe de “Dollar $tore”. A faixa, coproduzida com John Hill (Santigold, M.I.A) e Rob Cohen, é uma análise sobre a mentalidade americana em relação ao dinheiro e ao sucesso na sonoridade que mistura psicodélica e punk rock dos anos 90. O vídeo, dirigido por Tanmay Chowdhary e filmado na praia de Bombaim (na Índia), acompanha Gadhia numa jornada de poder, espiritualidade e destruição.