Mustafa compartilha seu primeiro single do ano, “Imaan”, acompanhado de um videoclipe autodirigido estrelado por Imaan Hammam, com direção criativa de Ramy Youssef e codireção de Nabil Elderkin. Este lançamento segue seu single de 2023, “Name of God”, e seu projeto de 2021, When Smoke Rises. Junto com “Name of God”, “Imaan” serve como a segunda prévia do próximo álbum do artista, previsto para ser lançado ainda este ano via Jagjagwuar.
“Imaan”, com backing vocals de Snoh Aalegra, combina as influências sudanesas de Mustafa com o folk americano, criando um som único. Com um violão constante e um sample do sudanês Abdel Gadir Salim, a música presta um tributo à maneira como cultura e fé podem influenciar o amor, enquanto busca um caminho para Deus que possa proteger.
Sobre a faixa, Mustafa compartilha:
“”Imaan” é uma canção de amor entre duas pessoas em busca de Deus e de um propósito. É uma questão de ansiar por tudo o que não temos evidências. Dois muçulmanos que viajam através do seu amor pela ideologia ocidental sem fronteiras e como isso contradiz a modéstia e a devoção em que foram criados. “Imaan” também representa sonoramente esta luta – as cordas sudanesas e o oud egípcio entrelaçados, acordes e tambores folclóricos americanos. Essa tapeçaria, essa colisão é a música, é o romance, é a pessoa que Mustafa é. Como nunca é suficiente ou demais. A música fica na região cinzenta em que as pessoas de fé têm medo de viver, mas com a qual se identificam. É sobre a forma como a fé balança sob Mustafa e Imaan como uma corda. Como a tensão cultural, o preconceito e o racismo podem informar e desmembrar o romance”.