Radiohead disponibiliza sessão de estúdio “roubada” para audição

Na semana passada, o Radiohead foi roubado. Alguém surrupiou um minidisc de Thom Yorke, com 18 horas de material da época das sessões de estúdio do álbum OK Computer, e exigia o pagamento de 150 mil dólares pelo material ou a publicação do material na íntegra na Internet.

Em resposta à ameaça, a banda prontifica-se e disponibiliza as 18 horas de música dessa época, entre 1995 e 1998, para audição gratuita nos próximos 18 dias na plataforma Bandcamp. O compilado inclui faixas ao vivo, ensaios incompletos e material não editado.

A partir de 11 de julho, as 18 horas de gravações serão vendidas por 18 libras e o dinheiro arrecadado será doada para o Extinction Rebellion, movimento sociopolítico que pretende utilizar a resistência não-violenta para evitar o colapso do clima, deter a perda de biodiversidade e minimizar o risco de extinção humana e colapso ecológico.

A banda explica que este material de ensaios e gravações “não é muito interessante”, é “muito, muito extenso” e que nunca houve intenção de torná-lo público, embora alguns excertos tenham sido incluídos numa reedição em cassete do álbum OK Computer.