Diretor de “Cellophane”, de FKA twigs, comenta semelhanças com o videoclipe de “Montero” de Lil Nas X

Andrew Thomas Huang foi às redes sociais para responder às semelhanças entre os videoclipes de “Cellophane” de FKA twigs, que ele dirigiu, e “Montero (Call Me By Your Name)” de Lil Nas X. O diretor percebeu as semelhanças pela primeira vez no fim de semana após o lançamento de “Montero”, postando um lado a lado de ambos os vídeos no TikTok, com a legenda:

“@lilnasx tire-me do seu painel de estado de espírito ou contrate-me”.

@andrew.thomas.huang

While I’m at it. @lilnasx take me off your mood board or hire me. ##lilnasx ##fkatwiggs ##fkatwigs

♬ original sound – Andrew Thomas Huang

A semelhança entre os trabalhos incluem o fato de ambos os trabalhos trazem os seus respectivos músicos descendo do céu para um mundo sombrio – no caso de Lil Nas X, o próprio inferno – em uma barra de pole dance.

Huang escreveu mais sobre o assunto em um story no Instagram, revelando que a gravadora do rapper já havia entrado em contato com ele. Ele então escreveu que o selo mudou de decisão antes de contratar a mesma coreógrafa de “Cellophane”, Kelly Yvonne.

“Considere o poder que você exerce e os artistas que você prejudica quando capitaliza nosso sangue, lágrimas de suor e trabalho emocional”, escreveu Huang, em postagem que cita Lil Nas X, Columbia Records e Tanu Muino, um dos diretores de “Montero” com o rapper.

O diretor ainda aponta:

“Compartilhar colaboradores é normal. Ver o coreógrafo de “Cellophane” colaborando com Lil Nas X é incrível (adoro uma dança de Satanás). Compartilhar estética e homenagear faz parte do processo criativo. A consciência coletiva existe”.

E continua:

“Anos de trabalho foram necessários para a criação de “Cellophane”, desde o treinamento físico até o trabalho emocional de desempacotar a vida de Twigs para construir imagens que contaram sua história de trauma e recuperação. “Cellophane” era uma confissão no sentido mais vulnerável. Quando um artista está em uma posição de poder (ampliado com a ajuda de grandes gravadoras, redes sociais, relações públicas, etc.) e reaproveita o trabalho e as ideias de alguém para servir à imagem de sua marca, eles causam danos ao deslocar os esforços dos artistas que fez o trabalho original.

Intencionalmente ou não, a cópia do trabalho de outros artistas acontece. Fazer videoclipes é um trabalho de amor. A demanda por conteúdo impulsionada por grandes gravadoras torna nosso trabalho descartável e coloca os artistas uns contra os outros.

Eu insisto que a comunidade musical, principalmente as grandes gravadoras como @ColumbiaRecords, a respeitar os diretores, manter a responsabilidade artística e honrar a engenhosidade dos artistas que dedicam seu suor de sangue e lágrimas para imaginar um futuro melhor em meio a uma indústria quebrada. Podemos fazer melhor”.

Lil Nas X, FKA twigs, Tanu Muino e Columbia Records não responderam publicamente às semelhanças entre os vídeos ou às declarações de Huang.